A entidade que atribui os Globos de Ouro tomou medidas decorrentes da situação de pandemia

26 Mar 2020 19:50

Como vão ser atribuídos os próximos prémios de cinema?

Eis uma pergunta que, face à actual conjuntura de pandemia, começa a ser formulada nos mais diversos contextos. Escusado será lembrar que em muitos países — dos industrialmente mais poderosos aos que têm um mercado reduzido —, essa é uma questão que, mais tarde ou mais cedo, vai ser necessário resolver.
Uma das primeiras decisões provém dos EUA, mais concretamente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a entidade responsável pela atribuição dos Globos de Ouro — recorde-se que na edição deste ano, celebrando a produção de 2019, os principais premiados foram “1917” e “Era uma Vez em Hollywood”, vencedores nas categorias de “drama” e “musical ou comédia”, respectivamente.
Assim, para já, a associação [HFPA] divulgou a alteração de duas normas de funcionamento envolvendo os critérios de elegibilidade dos filmes:
— a organização, por parte dos distribuidores, dos tradicionais visionamentos dos novos filmes para os membros da associação será substituída pelo envio desses mesmos filmes a todos os membros da HFPA, através de link ou DVD — esta norma fica estabelecida, para já, para os lançamentos verificados entre 15 de março e 30 de abril.
— serão também considerados elegíveis para os Globos de Ouro os filmes que tinham lançamento agendado para o mesmo período e que, entretanto, devido ao encerramento das salas, só serão difundidos em circuitos da Net.
Entretanto, aguardam-se medidas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood — recorde-se que a cerimónia dos Óscares referentes à produção de 2020 foi marcada para 28 de fevereiro de 2021.
  • cinemaxeditor
  • 26 Mar 2020 19:50

+ conteúdos