

George Clooney interpreta uma estrela de Hollywood em “Jay Kelly”
O filme de Noah Baumbach estreia em Veneza sem George Clooney, ausente da conferência de imprensa devido a uma infeção sinusal.
George Clooney interpreta uma lenda de Hollywood que tem de calcular o custo de uma vida inteira na ribalta no seu mais recente filme “Jay Kelly”, que estreou quinta-feira no Festival de Cinema de Veneza.
O realizador norte-americano Noah Baumbach disse aos jornalistas que, ao trabalhar no projeto com a atriz e escritora britânica Emily Mortimer, percebeu como o papel era feito à medida de Clooney. “Desde o início, começámos a dizer: este vai ser o George”, explicou Baumbach, afirmando que era importante que o ator principal fosse uma estrela mundial com quem o público se pudesse identificar imediatamente, tal como a personagem no ecrã.
Clooney tem uma longa relação com Veneza, tendo participado pela primeira vez no festival de cinema mais antigo do mundo há 27 anos. No entanto, faltou à conferência de imprensa de quinta-feira devido a uma “grave infeção sinusal”.
“Até as estrelas de cinema ficam doentes”, disse Baumbach, que participa na competição principal de Veneza pela terceira vez, depois de “História de um Casamento”, em 2019, e “Ruído Branco”, em 2022.
“Jay Kelly” conta a história de um ator célebre atingido pela insegurança, enquanto viaja pela Europa com o seu dedicado empresário, interpretado por Adam Sandler, à medida que o resto da comitiva se desfaz, incluindo a sua publicista, interpretada por Laura Dern.
O filme mistura humor mordaz com uma autorreflexão pungente, à medida que os protagonistas se debatem com rancores persistentes, oportunidades perdidas e laços familiares fracturados, levando-os a confrontar os compromissos e as escolhas que lhes moldaram as vidas.
Quando se lê um guião como este, diz-se: “Que merda, não acredito que estou a receber este presente”, disse Sandler.
O filme mostra o personagem de Clooney a exigir enormes sacrifícios ao seu exército de ajudantes, esperando que subordinem as respetivas vidas aos seus caprichos sem hesitação.
Sandler e Dern disseram que o filme os fez apreciar ainda mais a sua própria equipa de bastidores. “Será que sei se o meu publicista tem família? Sem dúvida que sim, mas agora quero estar muito mais atento”, disse Dern.
“Jay Kelly” é um dos 21 filmes concorrentes ao Leão de Ouro, que será entregue a 6 de setembro.
É um dos três filmes propostos pelo serviço de streaming, Netflix. Os outros dois, “Frankenstein” de Guillermo del Toro e “A House of Dynamite” de Kathryn Bigelow, serão exibidos mais tarde no festival.