14 Jul 2015 19:37
Todos os anos, a meio do verão, milhares de fãs da banda desenhada, dos jogos, do cinema e da televisão, juntam-se em San Diego para quatro dias de conferências e apresentações.
Criada em 1970, a Comic-Con International cresceu nos anos mais recentes – com ajuda da Internet e dos canais por cabo – para se tornar num evento falado em todo o mundo e aproveitado pelas maiores marcas de entretenimento para divulgarem projetos e produtos, não só aos milhares de visitantes que se concentram no centro de exposições da cidade californiana, mas também à imprensa que se encarrega de amplificar a informação para todo o planeta.
Apesar do interesse, há quem diga que a Comic-Con se tornou vítima do próprio sucesso. As longas filas, o tempo de espera e a confusão são alvo de críticas por parte dos visitantes. Por outro lado, o interesse que alguns filmes e séries de televisão geraram no passado falharam em concretizar-se como sucessos junto do público em geral.
Este ano, a grande ausente foi a Marvel Studios que preferiu não puxar pelo "Homem-Formiga", cuja estreia está próxima, e desculpar-se com a falta de material dos filmes agendados para os próximos anos.
Logo a abrir, Bill Murray entusiasmou a audiência com a sua presença na promoção da comédia "Rock the Kasbah"
A Disney jogou à defesa com "Star Wars". Mesmo assim, o segmento com imagens de bastidores, bem construído, e a presença em força do elenco – com a primeira aparição em público de Harrison "Han Solo" Ford depois do seu acidente de avião – chegou para provocar enorme entusiasmo. Tudo coroado com um concerto surpresa da orquestra sinfónica de San Diego que interpretou temas conhecidos do filme.
Só faltou um novo trailer. A imprensa norte-americana, que examina com minúcia por vezes execessiva qualquer ação dos estúdios, especulou em redor de dois pontos: a tradição de secretismo que costuma rodear os filmes de J.J. Abrams e a aproximidade da D23, a convenção da Disney que tem lugar daqui por um mês.
Das majors, a Warner Bros. aproveitou as ausências alheias e apresentou material inédito dos seus filmes de super-heróis com base no catálogo DC Comics. "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça", "Suicide Squad" e "Deadpool".
Quanto à 20th Century Fox, puxou pelo novo "Quarteto Fantástico"e estreou o segundo trailer do filme com estreia prevista para 7 de agosto.
Quanto ao resto, repetiram-se velha rábulas. Os trailers de "Warcraft" e "X-Men: Apocalypse" foram mostrados ao público presente em San Diego, mas os estúdios esqueceram-se da Internet. Resultado, uma avalanche de versões filmadas a partir de telemóveis, tablets e todo o tipo de engenhocas eletrónicas presentes numa convenção deste género.