21 Dez 2015 23:31
De acordo com notícia de segunda-feira [dia 21], divulgada por "The Hollywood Reporter" e "Variety", a indústria de Hollywood foi atingida por uma vaga brutal de pirataria: vários títulos apontados como incontornáveis na temporada dos prémios e, em particular, nos Oscars surgiram em cópias pirata, quase todas de muito boa qualidade.
Entre os filmes mais atingidos estão duas estreias do dia de Natal (nos EUA), por certo das mais aguardadas para este período — são eles "The Hateful Eight", o novo western de Quentin Tarantino, e "The Revenant", de Alejandro González Iñárritu, por muitos apontado como a via "segura" para Leonardo DiCaprio arrebatar o seu primeiro Oscar.
Outros títulos que também foram pirateados são "Steve Jobs", "No Coração do Mar", "Joy" (com Jennifer Lawrence de novo sob a direcção de David O. Russell), "Creed" (com Sylvester Stallone, reaparecendo como Rocky Balboa) e "Carol" (com Cate Blanchett e Rooney Mara, revelado em Maio no Festival de Cannes). Segundo o "Variety", "The Revenant" terá sido o mais procurado, com mais de 700 mil downloads, enquanto "The Hateful Eight" surgiu ligado a mais de meio milhão de endereços informáticos.
A boa qualidade das cópias postas a circular leva a uma dedução que, afinal, repete uma inquietação de anos anteriores: os piratas da Net estarão a utilizar cópias de trabalho (os célebres "sreeners"), divulgadas junto de elementos da própria indústria ou da comunidade jornalística — em qualquer caso, nenhum dos estúdios que produziram os filmes em causa fizeram qualquer declaração nem formularam qualquer acusação pública.