10 Ago 2016 23:12
O produtor dinamarquês Kim Jorgensen apresentou uma queixa contra os estúdios Universal, ainda relacionada com as receitas de um filme de 1985, "África Minha" (título original: "Out of Africa"). Segundo o advogado de Jorgensen, a Universal devia ter-lhe entregue a parte correspondente às receitas acumuladas ao longo das décadas — mais concretamente: 5 milhões de dólares (perto de 4,5 milhões de euros).
O caso vem, assim, marcar a história daquele que foi um dos maiores fenómenos de popularidade e prestígio na produção americana da década de 80. O envolvimento de Jorgensen no projecto, na qualidade de produtor executivo, resultou do facto de ele ter adquirido, em 1982, os direitos de adaptação das memórias da escritora dinamarquesa Karen Blixen, memórias que estariam na base do filme.
Realizado por Sydney Pollack (1934-2008), com Meryl Streep no papel de Blixen e Robert Redford interpretando o aristocrata inglês Denys Finch Hatton, "África Minha" foi, nas salas dos EUA, o quinto filme mais rentável do ano de 1985. Arrebatou sete Oscars, incluindo os de melhor filme do ano, melhor realização e melhor argumento adaptado (para Kurt Luedtke).