4 Out 2016 11:43
"Silêncio", o filme que Martin Scorsese manteve na gaveta durante quase 20 anos, posiciona-se na corrida para os Óscares com a antecipação da data de estreias nos Estados Unidos para 23 de Dezembro.
Baseado no romance homónimo de Shusaku Endo, "Silêncio" acompanha os padres jesuítas portugueses perseguidos durante a sua missão no Japão, no século XVII.
O épico religioso (que encerra uma espécie de trilogia espiritual iniciada com "A Ultima Tentação de Cristo" (1988) e "Kundun" (1998) conta com Liam Neeson no papel do Padre Cristóvão Ferreira e Andrew Garfield como o Padre Sebastião Rodrigues.
O argumento, de Jay Cocks, colaborador de Scorsese em "Gangues de Nova Iorque" e "A Idade da Inocência", lança um olhar sobre sobre a tumultuosa história do cristianismo no Japão, no século XVII.
A história, acompanha Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver), dois padres jesuítas vindos de Portugal que viajam até ao Japão, sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que alegadamente cometeu apostasia.
Nas terras nipónicas, sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. Eventualmente, o par separa-se, com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos.
Scorsese foi 12 vezes nomeado para os Óscares, tendo ganho o prémio de melhor realizador com o filme "Os Infiltrados", em 2006.
"Silêncio" estreia em Portugal a 29 de dezembro.