Kirk Douglas: uma lenda viva
Com uma carreira admirável, iniciada em finais da década de 40, Kirk Douglas é uma referência lendária da história e da mitologia de Hollywood — nasceu a 9 de Dezembro de 1916, faz hoje 100 anos.
Não receemos utilizar uma frase feita: Kirk Douglas é uma das lendas vivas de Hollywood — hoje, 9 de Dezembro de 2016, celebra 100 anos.
Nunca ganhou uma estatueta dourada, mas em 1996 a Academia de Hollywood consagrou-o com um Oscar honorário, reconhecendo-o como "uma força criativa e moral na comunidade cinematográfica" — na cerimónia, foi Steven Spielberg quem o apresentou.
Com uma postura intransigentemente humanista, característica do clássico espírito liberal de Hollywood, Kirk Douglas afirmou-se também como um produtor apostado em criar condições para a renovação geracional da indústria cinematográfica. Nesse aspecto, a sua contribuição foi decisiva na afirmação de Stanley Kubrick, em dois títulos que ele também protagonizou: "Paths of Glory/Horizontes de Glória" (1957), sobre o absurdo dos combates na Primeira Guerra Mundial, e "Spartacus" (1960), evocando a revolta dos escravos na Roma antiga.
