11 Mai 2017 18:51
FICHA TÉCNICA  CARTAZ  SINOPSE ANTECEDENTES

AUS DEM NICHTS (IN THE FADE)

Realizador: Fatih Akin

Elenco:
Diane Kruger, Denis Moschitto, Johannes Krisch

Duração:1h46

Género:Drama

País:Alemanha

Distribuição:

   A vida de Katja desfaz-se quando o marido e o filho morrem num ataque à bomba.
Mas depois da dor e injustiça, virá o tempo de vingança.
 Dois regressos. Por um lado, o cineasta de ascendência turca volta a Cannes, dez anos após "Do Outro Lado". Por outro, a atriz de "Sacanas Sem Lei", Diane Kruger, está de volta aos filmes falados em alemão.

THE MEYEROWITZ STORIES (NEW AND SELECTED) 

Realizador:
Noah Baumbach

Elenco:
Dustin Hoffman, Adam Sandler, Ben Stiller, Emma Thompson

Duração:1h50

Género: Comédia Dramática

País:EUA

Distribuição:Netflix

   Várias gerações de uma família reúnem-se em Nova Iorque para um evento que celebra o trabalho artístico do pai, Harold (Dustin Hoffman). Um dos filmes da controvérsia, financiados pela Netflix e que não terão estreia nas salas francesas. Primeira vez de Noah Baumbach na secção competitiva de Cannes.

OKJA

Realizador:
Boong Joon-Ho

Elenco:
Seo-hyun Ahn, Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal

Duração: 2h00

Género: Drama, Ficção Científica

País: Coreia do Sul, EUA

Distribuição: Netflix

  Durante dez anos, Mija acompanhou e cuidou do seu grande amigo, o monstro Okja, na sua casa nas montanhas da Coreia do Sul. Tudo muda quando a multinacional Mirando. Mija decide iniciar uma missão de resgate. A assustadora aventura irá obrigá-la a lidar com diferentes grupos de capitalistas, manifestantes e consumidores, cada um deles envolvido na corrida para decidir o destino de Okja. O outro filme da Netflix presente na competição principal de Cannes, na estreia do coreano Boong Joon-Ho.
120 BATTEMENTS PAR MINUTE


Realizador: Robin Campillo

Elenco: Nahuel Perez Biscayart, Arnaud Valois, Adèle Haenel

Duração: 2h15

Género: Drama

País: França

Distribuição:

  Início dos anos 90. A SIDA mata há quase dez anos, e os ativistas da Act Up-Paris multiplicam as ações contra a indiferença geral. Dois elementos do grupo vão desentender-se quanto ao grau de radicalismo a aplicar. Primeira presença como realizador na secção principal para Robin Campillo, antigo argumentista de Laurent Cantet.
THE BEGUILED


Realizadora: Sofia Coppola

Elenco: Colin Farrell, Nicole Kidman, Elle Fanning, Kirsten Dunst

Duração: 1h31

Género: Drama

País: EUA

Distribuição:

  Em plena Guerra Civil, no sul profundo, as habitantes de um internato para meninas recolhem um soldado inimigo ferido. Oferecem-lhe refúgio e curam-lhe as ferias, mas a atmosfera é responsável por tensões sexuais e rivalidades perigosas que entram em erupção. Já passaram quase dez anos desde que Sofia Coppola concorreu à Palma de Ouro com "Marie Antoinette".
RODIN

Realizador: Jacques Doillon

Elenco: Vincent Lindon, Izïa Higelin, Séverine Caneele

Duração: 1h59

Género: Drama

País: França, Bélgica

Distribuição:
 

   Em 1880, o escultor Auguste Rodin, tem 40 anos. Recebe finalmente a primeira encomenda estatal: o Portão do Inferno. Partilha a vida com Rose, a sua companheira de sempre, mas acaba de conhecer a jovem Camille Claudel, a sua aluna mais talentosa que, depressa se torna sua assistente e, em seguida, sua amante. Dez anos de paixão, mas também dez anos de admiração e cumplicidade compartilhada. Após se separarem, Rodin continua a trabalhar duramente e a enfrentar a rejeição e o entusiasmo que a sensualidade da suas obras provoca. Ausência longa a de Jacques Doillon. Vinte e três anos, depois de "La Pirate" traz no elenco o vencedor da Palma de Ouro para melhor ator em 2015, Vincent Lindon.

HAPPY END

Realizador:
Michael Haneke

Elenco:
Isabelle Huppert, Toby Jones, Mathieu Kassovitz

Duração:1h50

Género:Drama

País:França, Alemanha, Áustria

Distribuição:

  Drama familiar passado na zona de Calais com a crise dos refugiados como pano de fundo. Duplo vencedor de Cannes, com "O Laço Branco" e "Amor", Haneke pode entrar para a história como o primeiro realizador a vencer o festival francês por três vezes.
WONDERSTRUCK

Realizador: Todd Haynes

Elenco: Oakes Fegley, Millicent Simmonds, Julianne Moore

Duração: 2h00

Género: Drama

País: EUA

Distribuição:

   A história de duas crianças surdas, uma a viver em 1927 e a outra em 1977. Ambas querem fugir de Nova Iorque. Apesar da separação temporal, estão ligados por um mistério que aguarda resolução.  Segunda presença na competição principal. A estreia aconteceu há dois anos, com "Carol".
LE REDOUTABLE

Realizador: Michel Hazanavicius

Elenco: Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo

Duração: 1h42

Género: Comédia romântica

País: França

Distribuição:

   Paris, 1967. Jean Luc Godard, o cineasta mais admirado da sua geração, roda o seu novo filme com a mulher que ama, Anne Wiazemsky, 20 anos mais jovem. Felizes e românticos, casam. Mas a recepção ao filme após a sua estreia vai levar Jean Luc a questionar-se sobre as suas opções artísticas e pessoais. Com o maio de 68 em fundo, um Godard em crise vai transformar-se profundamente e deixar de ser uma estrela para se tornar no cineasta maoísta fora do sistema, mal compreendido e incompreensível. Terceira vez entre os candidatos à Palma de Ouro para o criador de "O Artista".
GEU-HU (THE DAY AFTER)

Realizador: Hong Sang-soo

Elenco:

Duração:

Género:

País: Coreia do Sul

Distribuição:

   Bongwan traiu a esposa uma das funcionárias da sua editora. No dia seguinte, a covardia de Bongwan fará com que seja sucessivamente humilhado, pelas mulheres que o rodeiam. Presença habitual em Cannes, onde já teve oito obras, espalhadas por diversas secções, o sul-coreano traz este ano dois filmes. O outro, ""La caméra de Claire", rodado quase em segredo, com Isabelle Hupert, será exibido numa sessão especial, fora de competição.
HIKARI (RADIANCE)

Realizadora: Naomi Kawase

Elenco: Masatoshi Nagase, Ayame Misaki, Tatsua Fuji

Duração: 1h41

Género: Drama

País: Japão, França

Distribuição:

  Retrato da relação entre uma mulher que faz a audiodescrição de filmes e um famoso fotógrafo em vias de ficar cego. Em Cannes, a cineasta japonesa já triunfou em duas categorias: Camera d’or em 1997 e Grande Prémio em 2007. Se o ritmo se mantiver, 2017 poderá ser o ano da Palma de Ouro. A acontecer será apenas a segunda para um filme realizado por uma mulher, após Jane Campion, com "O Piano".
THE KILLING OF A SACRED DEER

Realizador: Yorgos Lanthimos

Elenco: Nicole Kidman, Colin Farrell, Alicia Silverstone

Duração: 1h49

Género: Drama, Thriller

País: Irlanda, Reino Unido, EUA

Distribuição:

   Steven, um brilhante cirurgião, acolhe um adolescente que interfere gradualmente na sua família. Ao tornar-se cada vez mais ameaçador levar acaba por conduzir Steven a um sacrifício impensável. Prémio do Júri em 2015 com "A Lagosta", tem aqui a segunda experiência em Cannes.
A GENTLE CREATURE

Realizador: Sergei Loznitsa

Elenco: Vasilina Makovtseva, Valeriu Andriuta, Sergeï Kolesov
 
Duração: 2h49

Género: Drama

País: Ucrânia, França

Distribuição:

   Uma mulher vê devolvida a encomenda que enviou há algum tempo ao marido, preso por um crime que não cometeu. Preocupada e profundamente perturbada, decide visitá-lo. Assim começa a história de uma viagem, e de uma batalha absurda contra uma fortaleza impenetrável. Terceira presença em Cannes do realizador ucrâniano.
JUPITER HOLDJA (JUPITER’S MOON)

Realizador: Kornél Mundruczó

Elenco: Merab Ninidze, Gyorgy Cserhalmi, Mónika Balsai

Duração: 1h40

Género: Drama

País: Hungria

Distribuição:

  Aryan é um jovem migrante baleado enquanto tentava cruzar a fronteira ilegalmente. Sob o choque da sua lesão, descobre que tem o poder de levitar. Prémio Un Certain Regard em 2014, com "Deus Branco". Terceira obra em competição.
THE SQUARE

Realizador: Ruben Östlund

Elenco: Dominic West, Elisabeth Moss, Terry Notary

Duração: 2h22

Género: Drama

País: Suécia, Dinamarca, EUA, França

Distribuição:

 
 Christian é um pai divorciado que adora passar tempo com os seus dois filhos. Conservador muito elogiado num museu de arte contemporânea, é também daquelas pessoas que conduzem um carro elétrico e apoiam causas humanitárias.

A próxima exposição do museu onde trabalha, intitulada "The Square" gira em torno de uma instalação que visa seduzir os visitantes para o altruísmo, lembrando-os dos seus deveres para com o próximo. Mas às vezes é difícil de viver de acordo com os nossos valores e quando o seu telefone é roubado, Christian tem uma reação que não o honra.

 Os seus três últimos filmes foram apresentados no Festival de Cannes. Ganhou o prémio do júri da secção Un Certain Regard em 2014 com "Force Majeure".
L’AMANT DOUBLE

Realizador: François Ozon

Elenco: Marine Vacth, Jérémie Renier, Jacqueline Bisset

Duração: 1h50

Género: Thriller erótico

País: França

Distribuição:

 Chloe, uma jovem frágil e deprimida, começou a ter sessões de psicoterapia e acaba por se apaixonar pelo seu psicólogo, Paul. Poucos meses depois, passam a viver juntos, mas ela descobre que o seu amante escondeu parte da sua identidade. Terceiro filme em Cannes.
YOU WERE NEVER REALLY HERE

Realizadora: Lynne Ramsay

Elenco: Joaquin Phoenix, Ekaterina Samsonov, Alessandro Nivola

Duração: 1h35

Género: Drama, Thriller

País: Reino Unido, EUA, França

Distribuição:

  Um antigo militar lança-se na procura da filha raptada de um senador. Segunda presença em Cannes. A primeira aconteceu com "Precisamos de Falar Sobre o Kevin".
GOOD TIME

Realizadores: Joshua e Ben Safdie

Elenco: Robert Pattinson, Jennifer Jason Leigh, Barkhad Abdi

Duração: 1h35

Género: Drama policial

País: EUA

Distribuição:

   Um assalto corre mal. Connie consegue escapar, mas o seu irmão Nick foi apanhado.

Enquanto Connie tenta reunir o dinheiro para pagar a fiança de Nick, este toma a opção de se evadir. Começa então uma noite repleta de adrenalina, passada no submundo de Nova Iorque.

Primeira presença em Cannes para Bernie e Josh Safdie.
LOVELESS

Realizador: Andrey Zvyagintsev

Elenco: Djan Badmaev, Alexey Rozin

Duração: 2h07

Género: Drama

País: Rússia

Distribuição: 

  Boris e Genia estão a divorciar-se. Boris tem um relacionamento com uma jovem grávida e Genia namora com um homem que parece pronto a casar-se com ela. Nenhum deles parece ter interesse em Alyosha, o filho de ambos, com 12 anos de idade. Até que a criança desaparece. Vencedor do Prémio Especial do Júri em 2011, com "Elena", tem aqui a terceira participação em secções competitivas.
  • cinemaxeditor
  • 11 Mai 2017 18:51

+ conteúdos