30 Dez 2022 15:15
A história de "Triângulo da Tristeza" acontece a bordo de um cruzeiro de luxo que transporta elites endinheiradas. O barco é uma espaço fechado que permite concentrar personagens propondo um olhar divertido, muito ácido, até grotesco, sobre a sociedade.
MOONAGE DAYDREAM, Brett Morgen
Partindo do universo de Ziggy Stardust e percorrendo todo o percurso multifacetado de Bowie, o filme revela o homem que se esconde atrás do artista, o que pensava e de que forma isso se manifesta numa obra que marca a história da música. "Moonage Daydream" será durante muitos anos o filme definitivo sobre David Bowie e a forma como nos influenciou.
OSSOS E TUDO, Luca Guadagnino
Luca Guadagnino filma a paisagem americana com personagens atormentadas pela diferença e que anseiam por uma vida normal. "Ossos e Tudo" é um filme de afetos e de estranheza, uma história capaz de transpor as barreiras de género e de ter um apelo mais universal.
CORDEIRO, Valdimar Jóhannsson
É um filme desafiante ao contar uma fábula sobre forças da natureza, convertida em drama familiar. Valdimar Jóhannsson conjuga o realismo das rotinas da quinta e do trabalho rural, com o elemento fantasioso de uma criança diferente. Há muitas metáforas para desvendar e várias referências biblicas, num filme que convida à reflexão sobre os desequilíbrios da relação entre humanos e natureza.
PARIS 13, Jacques Audiard
O filme acompanha os percursos emocionais e profissionais de quatro personagens: a descendente de uma familia de Taiwan, decidida a cortar com as tradições da sua terra natal, um professor com ambições no ensino universitário, que se entrega a relações de sexo occasional, uma estudante sonhadora que vem do interior para Paris, e uma estrela do sexo na internet.
Filmado a preto e branco, "Paris 13" oferece uma visão diferente sobre a cidade que muitos conhecem e gostam de filmar.
CRIMES DO FUTURO, David Cronenberg
Um filme político, eco consciente, e que propõe uma reflexão crítica sobre o lugar da arte. Como habitualmente, no cinema visceral de David Cronenberg há margem para a provocação, para a sátira e o absurdo. A caminho dos 80 anos, David Cronenberg continua a ser o cineasta do que está para acontecer, e já assumiu que tenciona cometer mais crimes do futuro.
NÃO TE PREOCUPES QUERIDA, Olivia Wilde
"Não te Preocupes Querida" é um ‘thriller’ disfarçado de drama familiar, que pretende entreter com um elenco que cativa as plateias mais jovens, reunindo o cantor Harry Styles, a jovem Florence Puigh e o veterano Chris Pine. Mas é também um filme que propõe uma reflexão sobre quem somos, no presente, e como nos relacionamos com o mundo em que vivemos.
TODA A GENTE GOSTA DE JEANNE, Céline Devaux
"Toda a Gente Gosta de Jeanne" passou pela semana da Crítica no Festival de Cannes, onde foi Comparado ao "Diário de Bridget Jones", mas Céline Devaux salienta que isso torna evidente que faltam filmes que retratem mulheres. O filme propõe uma personagem feminina do nosso tempo, com Lisboa em pano de fundo, e a participação da produtora portuguesa O Som e a Fúria.
A FILHA PERDIDA, Maggie Gyllenhaal
No texto original, a voz de uma mulher, Leda, reflete sobre as prioridades da vida familiar e emocional, assumindo questões que assombram as mulheres e que tantas vezes são silenciadas. Maggie Gyllenhaal causou impacto com uma história profundamente feminina, corajosa e que afronta algumas ideias pré concebidas sobre a maternidade.
O PODER DO CÃO, Jane Campion
"O Poder do Cão" propõe uma revisitação do género ‘western’ adaptando um romance de Thomas Savage – é uma história que acontece em Montana, 1925, e que foi filmada na Nova Zelândia.
No centro da história estão dois irmãos que cuidam da quinta da família, um homem culto e sensível e outro rude rude, bruto e amargo. A masculinidade é acentuada de forma a esconder uma enorme e compexa sensibilidade feminina.
Bom regresso ao grande cinema de Jane Campion com um filme recordista nas nomeações para os Óscares, em 12 categorias, e o prémio de melhor realização.