4 Mai 2023 21:24
A realizadora francesa Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro 2021 por "Titanium", e a actriz americana Brie Larson, vencedora de um Óscar por "Room", fazem parte do júri do 76.º Festival de Cannes, presidido pelo sueco Ruben Östlund, anunciou esta quinta-feira a organização.
Desta forma, o júri, composto por cinco homens e quatro mulheres, passa a incluir os dois últimos vencedores do prémio máximo do festival francês que decorre entre 16 e 27 de maio. Östlund ganhou a sua segunda Palma de Ouro no ano passado com "Triângulo da Tristeza".
O júri terá a tarefa de escolher a Palma de Ouro de 2023 de entre os 21 filmes anunciados em competição, incluindo "Asteroid City" de Wes Anderson, "Anatomia de uma Queda" de Justine Triet, "Monster" de Hirokazu Kore-eda, vencedor em 2018 com "Um Caso de Família", e "O Regresso" de Catherine Corsini.
O júri inclui ainda a realizadora marroquina Maryam Touzani ("O Azul do Cafetã"), o actor francês Denis Ménochet ("As Bestas") e o realizador britânico-sambiano Rungano Nyoni ("I’m not a witch"), o actor e realizador americano Paul Dano ("Okja"), o escritor e realizador afegão Atiq Rahimi (vencedor do Prémio Goncourt 2008 pelo romance "Syngué sabour") e o cineasta argentino Damian Szifron ("Les nouveaux sauvages").
Ao constituir o júri, os organizadores sublinharam, num comunicado de imprensa, que pretendiam "saudar a chegada de uma geração de artistas que realizam, actuam, cantam e escrevem".
O júri anunciará os vencedores no sábado, 27 de Maio, à noite.