02 Mar 2024
O realizador do Québec Xavier Dolan vai presidir ao júri da secção Un Certain Regard do 77.º Festival de Cinema de Cannes, em maio, anunciaram os organizadores.
O autor de “Laurence Para Sempre” e “Tom na Quinta”, de 34 anos, é um frequentador habitual de Cannes, onde ganhou o Prémio do Júri em 2014 por “Mamã” e o Grande Prémio em 2016 por “Tão Só o Fim do Mundo”.
Um talento cinematográfico precoce, Dolan, que realizou a sua primeira longa-metragem, “Como Matei a Minha Mãe”, aos 19 anos, surpreendeu todos no verão passado ao anunciar que “já não tinha vontade nem força” para fazer filmes.
Un Certain Regard é a principal secção paralela à competição oficial de Cannes, dedicada aos filmes de autor e de descoberta.
O festival acrescentou que apresentará a seleção oficial a 11 de abril.
Entre os filmes mais aguardados e que poderão ser selecionados, conta-se o megaprojeto de Francis Ford Coppola protagonizado por Adam Driver e Forest Whitaker, “Megalopolis”, a adaptação de “Limonov” de Emmanuel Carrère pelo realizador russo Kirill Serebrennikov, uma comédia musical de Jacques Audiard passada no mundo do tráfico de droga no México, e ainda a recriação de Audrey Diwan do sensual “Emmanuelle”.
É também possível que a nova versão de “Napoleão” de Abel Gance seja apresentada, quer na versão completa de mais de sete horas, quer em parte, no final de um restauro titânico da obra-prima do cinema mudo.
O júri principal do 77.º Festival de Cannes, que terá lugar entre 14 e 25 de maio, será presidido pela cineasta norte-americana Greta Gerwig, a realizadora do sucesso de bilheteira “Barbie”.