11 Abr 2024
Francis Ford Coppola está de volta à competição do Festival de Cannes com “Megalopolis”, 45 anos depois da segunda Palma de Ouro com “Apocalypse Now” (1979).
“Estamos encantados por ele nos ter dado a honra de vir apresentar este filme”, declarou à imprensa Thierry Frémaux, delegado geral do festival, que apresentou a seleção oficial esta quinta-feira.
O gigante do cinema, de 85 anos, ganhou a primeira Palma de Ouro com “O Vigilante”, em 1974.
“Megalopolis”, um filme com um orçamento de 100 milhões de dólares, gerou os rumores mais loucos em torno de um elenco liderado por Adam Driver, com Jon Voight, Laurence Fishburne, Shia LaBeouf e Dustin Hoffman. A informação sobre o tema do filme permanece vaga, girando em torno da destruição de uma grande cidade semelhante a Nova Iorque e de uma reconstrução que se desenrola entre um arquiteto e o presidente da câmara.
Na imprensa americana fala-se de um filme testamentário comparável a Citizen Kane (1941), de Orson Welles, considerado um dos maiores filmes da história do cinema.
A edição de 2024 é aguardada com grande expectativa após o sucesso da Palma de Ouro de 2023, “Anatomia de uma Queda” de Justine Triet, que ganhou o Óscar de Melhor Argumento em março. A presidente do festival, Iris Knobloch, garantiu na conferência de imprensa que “a edição de 2024 estará à altura do desafio”.
Thierry Frémaux revelou apenas 19 filmes em competição, dos cerca de 20 habitualmente esperados. Uma lista curta a deixar antever que mais longas-metragens possam ser anunciadas posteriormente.
Francis Ford Coppola não é o único vencedor da Palma de Ouro a regressar à competição. Jacques Audiard (Palma de Ouro em 2015) regressa à Croisette com “Emilia Perez”, uma mistura de thriller e musical que tem como pano de fundo o tráfico de droga no México, protagonizado por Selena Gomez e Zoe Saldaña.
David Cronenberg também entra na competição com um filme sobre o luto protagonizado por Diane Kruger e Vincent Cassel. Paul Schrader volta a reunir-se com Richard Gere (de “Gigolô Americano”) para “Oh Canada” e Ali Abbasi lança um olhar sobre a carreira de Donald Trump em “The Apprentice”.
O cineasta russo exilado Kirill Serebrennikov, outro frequentador habitual de Cannes, apresentará o seu “Limonov”, baseado no livro do francês Emmanuel Carrère.
Emma Stone, que acaba de ganhar o segundo Óscar graças a “Pobres Criaturas”, estará em competição com “Kinds of Kindness”, segunda colaboração consecutiva com o grego Yorgos Lanthimos.
“Marcello Mio”, de Christophe Honoré, evocará Marcello Mastroianni (falecido em 1996 e cujo centenário se celebra este ano) através da sua filha Chiara, num filme ao lado da mãe, Catherine Deneuve.
Além de “Grand Tour” que traz o português Miguel Gomes ao palco maior da Croisette, a corrida à Palma de Ouro deste ano conta ainda com filmes de Paolo Sorrentino, Sean Baker, Andrea Arnold e Karim Ainouz, cineasta brasileiro presente pelo segundo ano consecutivo.
Apenas quatro mulheres entre as realizadoras na competição, longe do recorde de sete em 2023. Uma delas é a francesa Agathe Riedinger, que com “Diamant Brut” traz a única primeira obra a secção principal.
Para os ângulos mais políticos, é preciso ver as sessões especiais, fora de competição, com “La Belle De Gaza”, da documentarista Yolande Zauberman, que acompanha a trajetória de transexuais palestinianos em Telavive, e “L’invasion”, do ucraniano Sergei Loznitsa.
Outros cabeças de cartaz já eram conhecidos antes desta quinta-feira. Greta Gerwig, realizadora de “Barbie”, presidirá ao júri. George Lucas, de 79 anos, pai da saga “Guerra das Estrelas”, receberá uma Palma de Ouro honorária na cerimónia de encerramento.
Kevin Costner, que regressou ao western com “Horizon, Uma Saga Americana”, obteve a sua entrada fora de competição. Também fora de competição, “Furiosa”, novo capítulo de “Mad Max” de George Miller, subirá ao palco com as estrelas Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth.
A noite de abertura, também fora de competição, caberá a Quentin Dupieux, mestre do excêntrico, com “Le deuxième acte”, protagonizado por Léa Seydoux.
CANNES 2024
FILMES DA SELEÇÃO OFICIAL
THE APPRENTICE, Ali Abbasi
MOTEL DESTINO, Karim Aïnouz
BIRD, Andrea Arnold
EMILIA PEREZ, Jacques Audiard
ANORA, Sean Baker
MEGALOPOLIS, Francis Ford Coppola
THE SHROUDS, David Cronenberg
THE SUBSTANCE, Coralie Fargeat
GRAND TOUR, Miguel Gomes
MARCELLO MIO, Christophe Honore
FENG LIU YI DAI (CAUGHT BY THE TIDES), Jia Zhang-Ke
ALL WE IMAGINE AS LIGHT, Payal Kapadia
KINDS OF KINDNESS, Yorgos Lanthimos
L’AMOUR OUF, Gilles Lellouche
DIAMANT BRUT, Agathe Riedinger (primeira obra)
OH CANADA, Paul Schrader
LIMONOV-THE BALLAD, Kirill Serebrennikov
PARTHENOPE, Paolo Sorrentino
PIGEN MED NÅLEN (THE GIRL WITH THE NEEDLE), Magnus Von Horn
SECÇÃO UM CERTO OLHAR
NORAH, Tawfik Alzaidi
THE SHAMELESS, Konstantin Bojanov
LE ROYAUME, Julien Colonna
VINGT DIEUX!, Louise Courvoisier
LE PROCÈS DU CHIEN, Laetitia Dosch
GOU ZHEN (BLACK DOG), Guan Hu
THE VILLAGE NEXT TO PARADISE, Mo Harawe
SEPTEMBER SAYS, Ariane Labed
L’HISTOIRE DE SOULEYMANE, Boris Lojkine
LES DAMNES, Roberto Minervini
ON BECOMING A GUINEA FOWL, Rungano Nyoni
BOKU NO OHISAMA (MY SUNSHINE), Hiroshi Okuyama
SANTOSH, Sandhya Suri
VIET AND NAM, Truong Minh Quý
ARMAND, Halfdan Ullmann Tøndel
FORA DE COMPETIÇÃO
LE DEUXIEME ACTE, Quentin Dupieux (filme de abertura)
SHE’S GOT NO NAME, Chan Peter Ho-Sun
HORIZON, Kevin Costner
RUMOURS, Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin
FURIOSA: UMA SAGA MAD MAX, George Miller
SESSÕES DA MEIA-NOITE
TWILIGHT OF THE WARRIOR WALLED IN, Soi Cheang
THE SURFER, Lorcan Finnegan
LES FEMMES AU BALCON, Noémie Merlant
I, THE EXECUTIONER, Seung Wan Ryoo
CANNES PREMIÈRE
EVERYBODY LOVES TOUDA, Nabil Ayouch
C’EST PAS MOI, Leos Carax
EN FANFARE, Emmanuel Courcol
MISÉRICORDE, Alain Guiraudie
LE ROMAN DE JIM, Arnaud LARRIEU e Jean-Marie Larrieu
RENDEZ-VOUS AVEC POL POT, Rithy Panh
SESSÕES ESPECIAIS
LE FIL, Daniel Auteuil
ERNEST COLE, PHOTOGRAPHE, Raoul Peck
L’INVASION, Sergei Loznitsa
APPRENDRE, Claire Simon
LA BELLE DE GAZA, Yolande Zauberman