28 Ago 2024
Na quarta-feira, em Veneza, onde o seu novo filme “Beetlejuice Beetlejuice” abre a Mostra, o realizador americano Tim Burton afirmou ter ficado “desiludido” com a indústria cinematográfica nos últimos anos e que até se “perdeu um pouco”.
“Nos últimos anos, fiquei um pouco desiludido com a indústria cinematográfica”, disse na conferência de imprensa que antecede a projeção noturna, fora de competição, da sequela de “Beetlejuice”.
Trinta e seis anos após a comédia macabra que se tornou um sucesso, o filme reagrupa os grandes nomes do elenco original, incluindo Michael Keaton no papel principal, ou Winona Ryder, a adolescente que comunica com fantasmas, entretanto tornada adulta, com novos atores, incluindo a companheira do realizador, Monica Bellucci.
Também no elenco está Jenna Ortega, de 21 anos, estrela da série “Wednesday”, que Burton produziu e cujo sucesso lhe deu uma motivação renovada.
Disse a mim próprio: “Se vou voltar a fazer alguma coisa, quero que venha do coração (…) Sinto que me perdi um pouco. Fazer este filme deu-me energia, foi um regresso às coisas que gosto de fazer, da forma como gosto de as fazer, com as pessoas que amo”.
O mais gótico dos realizadores de Hollywood, autor de filmes que se tornaram clássicos, de “Eduardo Mãos de Tesoura” a “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, viu a carreira despontar após o primeiro “Beetlejuice”.
“O engraçado deste filme é que, por muito que o adore, nunca percebi as razões do seu sucesso”, confidenciou o realizador de 66 anos, que não parece estar a planear um terceiro ‘Beetlejuice’.
“Demorei 35 anos a fazer este filme. Matematicamente, isso levar-nos-ia mais de 100 anos. Com a medicina, poderia ser feito, mas acho que não!”, sorriu.
O filme marca também o regresso a um papel principal, aos 72 anos, de Michael Keaton, que volta a vestir o fato às riscas do malvado exorcista Beetlejuice.
Neste novo filme, a personagem não envelheceu, continua morta, “apenas um pouco mais bolorenta”, brincou o ator.
Fotos: (Giorgio Zucchiatti La Biennale di Venezia – Foto ASAC)