23 Set 2024
Catherine Deneuve presidirá à 50ª edição dos Prémios César, anunciou hoje a academia francesa de cinema. A cerimónia está marcada para 28 de fevereiro de 2025, no Olympia em Paris.
Os promotores justificam a escolha com o “talento excecional” da atriz que, com a sua “carreira inigualável” encarna “a própria essência da sétima arte”.
Catherine Deneuve, 80 anos, participou em mais de 140 filmes. Tornou-se conhecida do público em “Os Chapéus de Chuva de Cherburgo”, musical de Jacques Demy que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1964.
Com enorme capacidade de adaptação a variados estilos cinematográficos, protagonizou filmes como “A Bela do Dia”, de Luis Buñuel, ou “O Último Metro”, de François Truffaut, que lhe valeu um primeiro César de Melhor Atriz em 1981. Repetiria o triunfo com a sua interpretação em “Indochine”, de Régis Wargnier, em 1994.
Manteve uma longa colaboração com André Téchiné e foi igualmente dirigida por Roman Polanski, Manoel de Oliveira, Lars Von Trier e François Ozon, Arnaud Desplechin, Cédric Kahn e Hirokazu Kore-eda, entre muitos outros.
Um acidente vascular cerebral em 2019 obrigou-a a interromper a atividade durante vários meses. Recentemente, participou com a sua filha, Chiara Mastroianni, no filme “Marcello Mio”, de Christophe Honoré, estreado na competição do Festival de Cannes.
As nomeações para a edição 50 dos Césars serão anunciadas a 29 de janeiro. No ano passado, a vitória foi para “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, que levou os prémios de melhor filme e melhor realização.