26 Nov 2024

A nova aventura em “Vaiana 2” levou a Disney a quebrar barreiras tecnológicas do que era possível fazer em animação e marca o regresso de uma heroína favorita da audiência, disseram à Lusa os criadores do filme.

“Uma das coisas mais incríveis é que no final da história há uma tempestade incrível, diferente de tudo o que alguma vez fizemos na Disney Animation”, disse o realizador David G. Derrick, em entrevista à Lusa na sede dos estúdios em Burbank.

“Durante muito tempo pensámos em como íamos fazer isto funcionar”, indicou. “É maior que qualquer outra coisa que já fizemos tecnologicamente”.

Vaiana e a sua tripulação terão de enfrentar um deus de tempestades que dividiu o oceano. “O filme não só vai a mais locais como há certos cenários que elevam ainda mais a fasquia”, disse Derrick. “Essa é a premissa”.

“Vaiana 2”, que se estreia nos cinemas portugueses a 28 de novembro, é a sequela do filme de 2016 nomeado para dois Óscares.

A ação recomeça três anos depois dos acontecimentos do primeiro filme e mostra uma Vaiana que cresceu e se habituou a liderar. Os criadores inspiraram-se em vários mitos e histórias do Pacífico que refletem identidades diversas, mas com fios condutores semelhantes. Por exemplo, a ligação à natureza, ao oceano e às tempestades.

“A Vaiana é uma personagem que existe na antiguidade do Pacífico, por isso criámos a nossa própria história com inspiração na realidade”, disse a realizadora e argumentista da nova aventura, Dana Ledoux Miller.

A cineasta espera que o novo filme apele a audiências diversas e tenha um impacto similar ao primeiro. “Sabemos que ela tem uma ressonância mais forte do que muitos filmes”, frisou. “Esperamos que as pessoas vejam o cuidado e a paixão que colocámos nesta história que, na verdade, é como ir numa nova aventura com uma velha amiga”.

O realizador Jason Hand contou que algum do retorno mais apaixonado dos fãs foi tido em conta na construção da nova história. Por exemplo, puseram Pua na canoa porque tanta gente pediu para ver mais cenas com o porquinho de estimação de Vaiana. E o galo Heihei, referiu, está tonto como sempre.

No primeiro filme, foi tudo em torno de a Vaiana encontrar o seu passado e o que o seu povo deveria ser”, afirmou Hand. “Este, é sobre encontrar o futuro para as suas gentes; por isso, é muito diferente nesse sentido”.

Nos Estados Unidos, “Vaiana 2” é a grande aposta da Disney para o importante feriado do dia de Ação de Graças, onde de juntará às duas importantes estreias da semana anterior, “Wicked” e “Gladiador II”.

  • CINEMAX - RTP c/ LUSA
  • 26 Nov 2024 18:57

+ conteúdos