

“O Pássaro de Dentro” na secção La Cinef do Festival de Cannes
O filme de animação realizado por Laura Anahory integra a secção competitiva dedicada a filmes realizados em ambiente escolar. Foi produzido pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto.
A curta-metragem de animação “O Pássaro de Dentro” de Laura Anahory integra a seleção oficial de La Cinef, a secção competitiva do Festival de Cannes dedicada a filmes realizados em ambiente escolar.
Produzida pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, esta curta-metragem animada em 2D e mixed media, explora as lutas diárias da saúde mental, e as suas manifestações no corpo físico.
O filme surge motivado pela necessidade pessoal e íntima de representar o grande esforço necessário para manter o equilíbrio entre a saúde mental e física.
“O Pássaro de Dentro”, segue uma mulher e o pássaro que vive dentro dela. A incapacidade que ambos têm em coexistir provoca danos físicos no corpo dela.
La Cinef é a secção do Festival de Cannes dedicada a descobrir e apoiar novos talentos do cinema mundial. Criada em 1998 sob o nome Cinéfondation e renomeada La Cinef em 2022, seleciona anualmente curtas e médias-metragens realizadas por estudantes de escolas de cinema de todo o mundo e serviu de importante ponto de partida para cineastas que alcançaram mais tarde o reconhecimento internacional, como Jessica Hausner, Asif Kapadia, ou Nadav Lapid.
La Cinef selecionou as seguintes 16 obras entre 2700 filmes apresentados por escolas de cinema de todo o mundo. Três curtas-metragens provêm de escolas convidadas pela primeira vez, Escola das Artes – UCP (Portugal), Super16 (Dinamarca) e Estonian Academy of Arts.
Os prémios da 28.ª edição serão atribuídos pelo júri presidido pela cineasta Maren Ade na quinta-feira, 22 de maio.
O PÁSSARO DE DENTRO, Laura Anahory – Escola das Artes – UCP – Portugal – 5′
PER BRUIXA I METZINERA, Marc Camardons – ESCAC – Espagne – 24′
TRES,Juan Ignacio Ceballos – UCINE – Argentine – 24′
MATALAPAINE, Helmi Donner – AALTO University – Finlande – 21′
BIMO, Oumnia Hanader – CinéFabrique – France – 23′
TALK ME, Joecar Hanna – NYU – États-Unis – 19′
FIRST SUMMER, Heo Gayoung – KAFA – Corée du Sud – 30′
MÅSKE I MARTS, Mikkel Bjørn Kehlert – Super16 – Danemark – 24′
WINTER IN MARCH, Natalia Mirzoyan – Estonian Academy of Arts – Estonie – 16′
MY GRANDMOTHER IS A SKYDIVER, Polina Piddubna – Filmuniversität Babelsberg Konrad Wolf – Allemagne – 13′
12 MOMENTS BEFORE THE FLAG-RAISING CEREMONY, Qu Zhizheng – Beijing Film Academy – Chine – 16′
ETHER, Vida Skerk – NFTS – Royaume-Uni – 15′
FURSECURI SI LAPTE, Andrei Tache-Codreanu – UNATC “I. L. Caragiale” – Roumanie – 21′
GINGER BOY, Miki Tanaka – ENBU Seminar – Japon – 48′
A DOLL MADE UP OF CLAY, Kokob Gebrehaweria Tesfay – Satyajit Ray Film & Television Institute – Inde – 24′
LE CONTINENT SOMNAMBULE, Jules Vésigot-Wahl – La Fémis – France – 26′
Ao todo serão cinco as obras de cineastas portugueses que vão estar presentes na próxima edição do Festival de Cannes, entre seleção oficial e secções paralelas. Ao filme de Laura Anahory juntam-se as duas curtas-metragens em competição hoje anunciadas, “Argumentos a Favor do Amor” de Gabriel Abrantes e “A Solidão dos Lagartos” de Inês Nunes e as longas-metragens “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho, na secção Un Certain Regard, e “Entroncamento”, de Pedro Cabeleira, no programa ACID Cannes.