Saltar para o conteúdo principal

30 Abr 2025

O 22.º IndieLisboa International Film Festival começa no CINEMAX RTP CURTAS com dois filmes premiados em 2024. Curtas de Tota Alves, que recebeu o prémio do público no festival, e de Inès Sieulle, premiado na competição internacional.

Sessão em estreia simultânea na noite de abertura da edição deste ano, a 1 de maio.

 

CONSEGUIMOS FAZER UM FILME, de Tota Alves

Maria Inês vive as primeiras brisas de amor numas férias de verão. Acompanhada das amigas, passeia pelo bairro onde vive passando o tempo entre missangas e a rodagem de um filme.

O filme é o resultado de um workshop de vídeo realizado no Bairro do Loureiro, inserido no projeto Bairros: Workshops Artísticos Comunitários Iminente. Toda a narrativa foi desenvolvida coletivamente, procurando mostrar o que de bonito acontece nesta comunidade – a rua como um espaço público, um clube de boxe, um ringue de futebol, um espaço de teatro e os cantos de convívio informal entre jovens. É uma ficção documental que conta uma história de amor, ao mesmo tempo que revela o processo de fazer um filme a muitas mãos.

THE OASIS I DESERVE, de Inès Sieulle

Os jogos cinematográficos com o uso integrado de Inteligência Artificial começam a proliferar e nesta curta-metragem navegamos por um mundo de imagens assim criadas, mas também por conversas com Replika um ‘chatbot’ que nos revela todas as tendências e preconceitos do ser humano.

 

Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.

HORÁRIOS: estreia QUINTA, 1 de maior, às 23h30, repete DOMINGO, 4 de maio, às 24h00, na RTP2.

  • CINEMAX - RTP
  • 30 Abr 2025 10:39

+ conteúdos