"A Baleia" é a história de Charlie que pesa largas dezenas de quilos e ensina literatura à distância, sempre protegido pela camera do computador que “insiste em não funcionar”.
Escondido dos olhares de todos, tem como único contacto com o mundo exterior à sua casa, uma vizinha e amiga, diligente e preocupada com a sua saúde cada vez mais deteriorada. É neste contexto que tenta reaproximar-se da filha que abandonou em criança, quando se divorciou da mulher para viver um grande amor por um homem.
Darren Aronofsky descobriu nesta história os contornos de um drama para cinema – “Todas as personagens eram tão ricas, profundas e bonitas que parecia uma optima ideia usar a minha imaginação e tentar perceber o que podia ser esta peça no cinema”.
O dispositivo de palco é mantido com a entrada e saída de cena de personagens como a filha, a ex-mulher, a vizinha/amiga e um jovem vendedor de pizza que, afinal de contas, é um crente que prega a existência de Deus.
“Estamos constantemente a conhecer cada mais e mais sobre as personagens. Parece uma história de mistério e crime, em que se revelam aos poucos. Cada cena tem mais um detalhe, e começamos a juntá-los todos. O nosso cérebro está constantemente a funcionar e a pensar. Eu sabia que o material original da peça permitia estar neste universo, em que a camera não pára e mantém a audiência interessada.
O actor Brendan Fraser regressa a Hollywood depois de alguns anos de afastamento e depois de ter sido estrela em filmes como “A Múmia” ou “George – O Rei da Selva”.
A personagem Charlie foi um desafio físico e não só – “Tive mesmo de aprender a mexer-me de uma nova forma. Desenvolvi músculos que nem sabia que tinha. Até tive a sensação de vertigem, quando ao final do dia tirava as próteses. Ganhei admiração pelas pessoas que têm corpos semelhantes, porque percebi que é preciso ser uma pessoa incrivelmente forte, física e mentalmente, para viver com um corpo assim.”
“A Baleia” tem o duplo significado de se referir ao excesso de peso do protagonista. Mas também pelo facto deste professor inspirador, tentar criar uma relação de proximidade com a filha adolescente através da descoberta do clássico da literatura “Moby Dick”, de Herman Melville.
Charlie,um homem amargurado e magoado que há muito desistiu de se salvar, é também uma personagem humana, que acredita que o bem está em todas as pessoas.
Pela primeira vez, em 30 anos de carreira, Brendan Fraser está nomeado para um Óscar e já venceu o prémio do sindicato dos actores, com um desempenho de uma forte carga dramática, embora por vezes ofuscado pelo uso das próteses que o tornam obeso e disforme.
"A Baleia" já está em exibição nos cinemas portugueses.