3 Out 2014 18:21
"Amar, Beber e Cantar" (ver trailer) e "Vocês Ainda Não Viram Nada", respetivamente o último e o penúltimo filme do realizador Alain Resnais, que morreu em março, terá antestreia nacional em Lisboa, na Festa do Cinema Francês, cuja 15ª edição começa na quinta-feira.
Os dois filmes estrearão nas salas de cinema na próxima semana.
O festival dedicado ao cinema francês celebra 15 anos, começou no cinema São Jorge, em Lisboa, com o documentário "La Cour de Babel", da realizadora Julie Bertuccelli.
A programação em Lisboa estende-se até ao dia 18 de outubro, mas a Festa do Cinema Francês abrange outras localidades, como Seixal (a partir do dia 4), Coimbra (começa no dia 6) e Portimão (entre 9 e 11 de outubro).
Haverá ainda cinema francês no Porto, em Faro, Santarém, Braga, Guimarães, Beja, Almada, Setúbal, Leiria, Caldas da Rainha, São Pedro do Sul, Viana do Castelo, Aveiro e Funchal.
Pela primeira vez, a Festa do Cinema Francês chegará também a seis aldeias: Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Malhadas, S. Martinho, Lage e Escariz.
"Amar, beber e cantar" será exibido no sábado na Cinemateca Portuguesa, casa que acolherá uma retrospetiva da obra do cineasta francês.
Das 25 antestreias previstas destacam-se ainda "Hope", de Boris Lojkine, "Run", de Philippe Lacôte, ambos exibidos este ano em Cannes, e "Attila Marcel", comédia de Sylvain Chomet, o mesmo realizador das animações "Belleville Rendez-Vous" e "O Mágico".
Está programada ainda a exibição de "Les Vacances du petit Nicolas", nova adaptação para cinema, de Laurent Tirard, das histórias do menino Nicolau, personagem criada na década de 50 so éculo passado por René Goscinny e desenhada por Jean-Jacques Sempé.
A Festa prestará ainda homenagem ao escritor e realizador Marcel Pagnol, falecido em 1974 e de quem serão exibidos os filmes "Nas", "Topaze", "Le Schpountz" e "Les lettres de Mon Moulin".