Português
“A Mordida” de Pedro Neves Marques nos festivais de Toronto e Nova Iorque
Nos dois festivais norte-americanos, a curta luso-brasileira fará parte de secções dedicadas ao cinema de cariz mais experimental.
"A Mordida", de Pedro Neves Marques, terá estreia mundial no próximo mês, na secção Wavelengths do Festival de Toronto que decorre de 5 a 15 de Setembro. Também confirmada está já a selecção do mesmo filme, uma co-produção luso-brasileira, para o Festival de Nova Iorque, na secção Projections, um evento que acontece de 27 de Setembro a 13 de Outubro.
O realizador explica as ideias que levaram à concretização de "A Mordida": "parte de uma pesquisa num laboratório de mosquitos geneticamente modificados em São Paulo, Brasil, para criar uma ficção algures entre o momento político actual e um futuro imaginado. A epidemia biológica de um vírus combatido parcialmente através de mosquitos mutantes, faz de analogia à ascensão do conservadorismo reaccionário brasileiro. No laboratório os mosquitos machos são modificados, de modo a transmitir um gene letal às fêmeas e assim esterilizá-las. Entretanto, o filme segue os protagonistas (um homem, uma mulher, uma mulher transgénero) através destas crises interligadas, tecendo associações entre perigo psicológico e terror físico, perturbações médicas e políticas, a heteronormatividade estéril do laboratório e um ataque à autonomia reproductiva. Apesar destas tensões se expressarem nas relações pessoais entre os personagens, quer enquanto sublimação quer enquanto refúgio à crise, o filme aponta ainda assim para o espaço da intimidade como um futuro possível para lá dos constrangimentos de uma mentalidade binária, com o papel do homem corrompido pela fluidez, tanto natural quanto artificial, que o cerca."
Em Toronto, "A Mordida" terá a companhia de "Sol Negro", da realizadora franco-portuguesa Maureen Fazendeiro, outra curta de co-produção portuguesa, também inserida na secção Wavelenghts.
+ conteúdos
-
Cinema
Morreu Émilie Dequenne a atriz de “Rosetta”
AFP
17 Mar 2025
-
Cinema
SIGA A BANDA! – unidos pela música
Margarida Vaz
13 Mar 2025
-
Curtas
COMEZAINAS e PT.ES apresentam a Ronca
CINEMAX - RTP
12 Mar 2025
-
Cinema
Cannes 2025: os prováveis seleccionados
CINEMAX - RTP
11 Mar 2025
-
Cinema
BRINCAR COM O FOGO: os laços frágeis
Margarida Vaz
07 Mar 2025
-
Asiático
MICKEY 17: a resistência dos mais fracos
AFP
06 Mar 2025
-
Cinema
“O Romance de Jim”: os irmãos Larrieu e uma história de paternidade
Margarida Vaz
06 Mar 2025
-
Curtas
KIESA e FIEL, de Manuel Pureza
CINEMAX - RTP
05 Mar 2025
-
Cinema
“Anora” triunfa nos Óscares
CINEMAX - RTP c/ agências
03 Mar 2025