27 Fev 2019 14:56
O mexicano Alejandro González Iñárritu será o presidente do júri da 72ª edição do Festival de Cannes, que terá lugar em maio próximo.
"O Festival de Cinema de Cannes foi importante para mim desde o início da minha carreira", disse o realizador. Sinto-me honrado e feliz por regressar este ano, e imensamente orgulhoso por presidir ao júri. O cinema flui nas veias do planeta e este Festival é o seu coração. Com o júri, teremos o privilégio de sermos os primeiros espectadores dos novos filmes dos nossos colegas cineastas de todo o mundo. É um verdadeiro prazer e uma grande responsabilidade que vamos assumir com paixão e dedicação”.
Pierre Lescure, presidente do Festival de Cinema de Cannes, e Thierry Fremaux, Delegado Geral, exprimiram contentamento por o cineasta ter aceitado o seu convite: "É muito raro que Alejandro G. Iñárritu concorde em ser jurado e, pela primeira, vez o júri do Festival de Cinema de Cannes será presidido por um artista mexicano. Cannes é o lugar de todos os cinemas e, através da presença do autor de "Babel", é todo o cinema mexicano que o Festival vai celebrar."
"Além de ser um cineasta ousado e um autor sempre surpreendente, Alejandro é também um homem de convicções, um artista da sua época. Sempre tivémos o maior prazer em acolhê-lo na Croisette e em 2017 estivemos particularmente orgulhosos por o apresentar na Selecção Oficial com "Carne y Arena", a sua instalação de realidade virtual que evocou a questão dos migrantes com muita força e humanidade."
Alejandro G. Iñárritu sucede a Cate Blanchett, presidente do júri na edição de 2018 que atribuiu a Palma de Ouro ao realizador japonês Hirokazu Kore-eda pelo filme "Shoplifters"
O Festival de Cinema de Cannes 2019 terá lugar de 14 a 25 de maio.