Desta vez, parece que a situação é mesmo definitiva: a continuação da saga "Alien" não se fará. De acordo com o site francês Écran Large, a hipótese de ser filmado um 5º episódio foi definitivamente posta de parte pelo seu potencial realizador, Neill Blomkamp (o sul-africano cuja fama internacional começou em 2009, com "Distrito 9").
Segundo Blomkamp tinha-se trabalhado muito na preparação, com resultados que, além do mais, suscitaram os elogios de James Cameron (realizador de "Aliens: o Recontro Final", em 1986) e o entusiasmo de Sigourney Weaver, a intérprete de Ripley (que Blomkamp dirigiu em "Chappie", 2015) — vários esboços de imagens (dois dos quais aqui reproduzidos) permitiam deduzir que a pré-produção tinha, de facto, avançado bastante.
A notícia cruza-se com o facto de "Alien: Covenant", de novo com Ridley Scott a assumir a realização, estreado há poucas semanas, não ter correspondido às expectativas comerciais da 20th Century Fox. Sem ser um desastre absoluto, o filme acumulou cerca de 160 milhões de dólares em duas semanas de exibição, o que é pouco para uma produção orçada em quase 100 milhões.