13 Jul 2023

Nasceu como um movimento informal entre utilizadores de redes sociais a propósito da estreia de “Barbie” e “Oppenheimer” na mesma data, a 20 de julho. Em tom humorístico, começaram a aparecer imagens que combinavam os dois filmes. Batizada como “Barbenheimer”, a brincadeira ganhou tração e acabou por servir como pretexto para estimular a ida ao cinema num verão que não tem sido famoso nas bilheteiras mundiais.

As duas propostas não podiam ser mais diferentes. “Barbie”, de Greta Gerwig, é uma comédia musical com Margot Robbie e Ryan Gosling baseada na famosa boneca, enquanto “Oppenheimer” se apresenta como um drama histórico realizado por Christopher Nolan que narra a vida e os dilemas do cientista Robert Oppenheimer, o pai da bomba atómica.

Algumas estrelas agarraram no tema. Tom Cruise, que apoiado no sucesso de “Top Gun: Maverick” no ano passado tem sido um forte apoiante do regresso aos cinemas após a pandemia, partilhou a intenção de ver os concorrentes do seu mais recente “Missão: Impossível”, lançado esta semana.

Margot Robbie e Greta Gerwig também acharam graça à ideia e fizeram-se fotografar com bilhetes para sessões de “Oppenheimer”, “Missão: Impossível” e “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, enquanto Matt Damon, que interpreta um general na biopic do astrofísico, lembrou que não há nada contra ir duas vezes ao cinema no mesmo fim de semana.

Esta semana, em declarações à imprensa, Christopher Nolan qualificou de “fantástica” a estreia simultânea. O cineasta defende que, durante o verão, num mercado saudável, as salas devem estar sempre apinhadas de gente.

Cillian Murphy, que encarna J. Robert Oppenheimer, declarou que irá sem dúvida ver o seu mais direto concorrente: “Mal posso esperar para o ver. Acho ótimo para a indústria e para o público termos dois filmes fantásticos de realizadores fantásticos a sair no mesmo dia. Podemos passar um dia inteiro no cinema, o que pode ser melhor do que isso?”

Em Portugal, o circuito de exibição Cinema City pegou na ideia e criou mesmo um bilhete especial que permite ver os dois filmes na primeira semana.

Nas previsões do box office na América do Norte, “Barbie” parte com vantagem. As previsões da Warner Bros. apontam para os 6o milhões de dólares. Os especialistas locais dizem que poderá chegar aos 80 milhões. Os objetivos de “Oppenheimer” são mais modestos e rondam os 40 milhões, segundo projeções publicadas hoje.

Dois fatores poderão ajudar a pender os resultados para o lado da boneca da Mattel: a duração do filme (1h54 contra as 3h00 do filme de Nolan) e a classificação etária. “Oppenheimer” está limitado a maiores de 18 anos enquanto “Barbie” poderá ter espectadores a partir dos 13 anos.

Os leitores do Cinemax – RTP podem estar entre os primeiros a ver estes filmes. Estamos a oferecer convites duplos para as antestreias em Lisboa e no Porto. Pode participar nos passatempos nos links abaixo:

Passatempo “Barbie”

Passatempo “Oppenheimer”

  • CINEMAX - RTP
  • 13 Jul 2023 20:39

+ conteúdos