28 Nov 2014 22:06
Ainda recentemente, reeencontrámos o trabalho do inglês Stephen Daldry através de "Lixo", filme sobre três meninos brasileirosa a viver uma saga de resistência à miséria. Dir-se-ia que Daldry é capaz de lidar com qualquer argumento, da comédia ao drama. Curiosamente, o filme que lhe trouxe fama, "Billy Elliott", tem também a ver com a infância, mas num contexto bem diferente.
Estamos perante uma típica comédia dramática de raiz inglesa. "Billy Elliott" é a história de um rapaz cuja ânsia de aprender a arte da dança vai por à prova, não apenas as suas capacidades, mas também a unidade da sua própria família. É um filme cujas bases estão no tradicional realismo britânico, mas que se desenvolve com a agilidade de uma odisseia com música, quase um típico filme musical.
Dominado pelo jovem Jamie Bell no papel de Billy Elliott, o filme conseguiu arrebatar o prémio BAFTA de melhor filme britânico de 2000 e, mais do que isso, foi um fenómeno internacional, capaz de tocar as plateias mais variadas. De tal modo que o seu impacto não se ficou pelo universo cinematográfico e chegou aos palcos do teatro — em 2005, no West End de Londres, estreava-se "Billy Elliott — The Musical".