12 Jan 2019 22:58
Uma das imagens mais fortes da filmografia de Marlon Brando (1924-2004) é a sua pose trágica, misto de solidão e desencanto, em "O Último Tango em Paris" (1972). Qual a relação dessa imagem com a figura de Billy Zane (n. 1966)?… Pois bem, Zane vai interpretar Brando!
Podemos encarar a notícia com curiosidade — afinal de contas, na proliferação de filmes-biográficos dos últimos anos (oscilando entre o muito bom e o muito mau), alguns deles com surpreendente sucesso (lembremos o exemplo corrente de "Bohemian Rhapsody"), por que não evocar um dos maiores actores de toda a história do cinema?… Ou com algum pânico — como representar (no lugar de) Brando?
O certo é que o projecto, proveniente da área dos independentes, está em marcha. Chama-se "Waltzing with Brando" e centra-se no período 1969-1974, nomeadamente nos tempos de preparação para "O Padrinho" (1972) e "O Último Tango em Paris".
"Waltzing with Brando" baseia-se num livro de memórias de Bernard Judge ("Waltzing with Brando: Planning a Paradise in Tahiti", 2011). O autor é um arquitecto que trabalhou para Brando, quando este lhe encomedou uma gigantesca reconversão de uma ilha paradisíaca do Tahiti — a adaptação está a ser feita por Bill Fishman, também realizador do filme.
Zane será, sobretudo, conhecido pela sua participação em "Titanic" (1997), interpretando o "mau da fita", ou melhor, o noivo da personagem de Kate Winslet…
Vimo-lo também, por exemplo, em "Calma de Morte" (1989), o filme australiano que projectou Nicole Kidman nos EUA, ou "Orlando" (1992), a adaptação da obra de Virginia Woolf por Sally Potter, sem esquecer algumas pequenas participações nas sagas de "Regresso ao Futuro" ou "Zoolander" (neste caso, assumindo o seu próprio papel).
Resta saber o que conseguirá Zane fazer quando se trata de interpretar uma figura com a dimensão artística e o peso mitológico de Brando… Para já, registe-se que Zane é também produtor de "Waltzing with Brando" — as datas de rodagem e lançamento são ainda desconhecidas.