Foto: John Phillips/Getty Images Foto: John Phillips/Getty Images

07 Fev 2024

A família de Bob Marley espera que um novo filme biográfico sobre o famoso músico, que popularizou o reggae com as suas melodias cativantes e letras espirituais e socialmente conscientes, ajude a reavivar o seu legado.

“Bob Marley: One Love” é produzido pela sua mulher Rita Marley e pelos seus filhos Ziggy e Cedella e tem produção executiva de Brad Pitt. Realizado por Reinaldo Marcus Green, o realizador de “King Richard”, o filme conta com a participação dos atores britânicos Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch, que assumem o desafio de dar vida a Bob e Rita Marley no grande ecrã.

“Foi feito principalmente para divulgar ainda mais a sua mensagem, para a colocar num meio diferente, o cinema, para chegar a outra geração”, disse Ziggy Marley na estreia do filme em Londres. “Um amor é algo positivo no mundo. É disso que se trata, da mensagem”.

Marley, cujos êxitos com os The Wailers incluíam “No Woman, No Cry”, “Jamming” e “I Shot the Sheriff”, nasceu na Jamaica em 1945. Morreu de cancro em 1981, com 36 anos.

Trailer “Bob Marley: One Love”

O filme começa em Kingston em 1976, com Marley a planear um concerto pela paz em resposta às profundas divisões políticas e à violência. O músico muda-se para Londres depois de ele e Rita sobreviverem a uma tentativa de assassinato e gravam o álbum de sucesso “Exodus”. As cenas de recordação mostram a infância e a juventude de Marley.

Ben-Adir, que interpretou Malcolm X em “One Night in Miami” e Barack Obama em “The Comey Rule”, preparou-se para interpretar Marley enquanto estava no set de filmagens de “Barbie”, em que apareceu como um dos Kens. Dominar os maneirismos e a língua de Marley, o patois jamaicano, não foi uma tarefa fácil, disse o ator, de 37 anos.

“Tudo isso, a língua, a música, encontrar a verdadeira vulnerabilidade de Bob. Foi um homem forte e um cavalheiro. Tinha tantas nuances”, disse.

“Não toco música, por isso tive de aprender tudo sobre música. Havia muito para fazer e, por isso, quando estava numa pausa, comecei na Mojo Dojo Casa.”

“Bob Marley: One Love” chega aos cinemas mundiais a partir de 14 de fevereiro.

Foto: John Phillips/Getty Images

  • Reuters
  • 07 Fev 2024 15:14

+ conteúdos