10 Jul 2014 12:16
A audiência de cinema em Portugal insiste nos tons cinzentos. Os dados do primeiro semestre divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) mostram que as receitas (-1,6% em comparação com o período homólogo de 2013) e o número de espectadores (-2%) continuam a cair.
A tendência negativa começou em 2011 e mantém-se desde então tendo levado a uma descida de 25% nas idas ao cinema.
A liderar a tabela dos mais vistos, como vem sendo hábito, uma longa-metragem de animação, "Rio 2", com 265 mil espectadores.
TOP 5 PORTUGAL
Título | Distribuidor | Espectadores | |
1 | Rio 2 | Big Picture Films | 265.146 |
2 | O Lobo de Wall Street | NOS Audiovisuais | 247.318 |
3 | 12 Anos Escravo | NOS Audiovisuais | 242.093 |
4 | Noé | NOS Audiovisuais | 201.294 |
5 | O Filme Lego | NOS Audiovisuais | 162.250 |
Ao mesmo tempo, a produção nacional, sem outro sucesso, mesmo que moderado, nas biheteiras, vê os resultados em 2014 continuarem dependentes dos mais de 60 mil espectadores de "Sei Lá".
O filme baseado no livro de Margarida Rebelo Pinto tem um peso três vezes superior à soma dos restantes 17 títulos de produção portuguesa estreados este ano.
TOP 5 CINEMA PORTUGUÊS
Título | Distribuidor | Espectadores | |
1 | Sei Lá | NOS Lusomundo Audiovisuais | 61.730 |
2 | Eclipse em Portugal | D2d, Serviços de Gestão | 11.773 |
3 | Pecado Fatal | Filmógrafo | 1.627 |
4 | Fátima no Mundo | Adonai – Media Productions | 1.585 |
5 | Cadências Obstinadas | Leopardo Filmes | 1.335 |
(veja o quadro completo)
A nível internacional, a China continua a ser a menina bonita da indústria onde as receitas nas salas de cinema não páram de aumentar, desta vez 22% no primeiro semestre de 2014.
Em 2013, o box office chinês já tinha crescido 27% em relação ao ano anterior e passou a valer 3,6 mil milhões de dólares, tornando-se o segundo maior mercado de cinema no mundo a seguir ao norte-americano que somou receitas no valor de 10,9 mil milhões de dólares. Ao lado da Russia, do Brasil e da Coreia do Sul, constituem o novo grupo de países onde o consumo de cinema em sala está em franco crescimento.
Na Europa, o consumo de cinema em França subiu 11% nos primeiros seis
meses de 2014, enquanto na Alemanha desceu 8% em comparação com o mesmo
período do ano passado.
Outros territórios europeus em alta cujos números foram divulgados até à
data: a Noruega (+8% com 20% de quota de mercado para a produção
nacional) e a Roménia (+26%).
Até esta altura, as audiências mundiais continuam a preferir os filmes com super-heróis. Um trio de títulos baseados nestas personagens lidera o box office com valores acima dos 700 milhões de dólares e só "Maléfica" na quarta posição destoa num top 5 onde, de entre as majors, só a Warner Bros. não conseguiu entrada.
TOP 5 MUNDIAL
Título | Estúdio | Receita Mundial (em milhões de USD) |
|
1 | X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido | 20th Century Fox | 725,0 |
2 | Capitão América: O Soldado do Inverno | Buena Vista | 711,8 |
3 | O Fantástico Homem-Aranha 2 | Sony Pictures | 705,0 |
4 | Maléfica | Disney | 631,2 |
5 | Transformers: Era da Extinção | Paramount | 592,2 |
Este ano, nos EUA e Canadá, os resultados do primeiro semestre são praticamente iguais aos registados em 2013 e, ao contrário do que é habitual, o verão não está a impulsionar os números de vendas de bilhetes. Até ao final do mês de junho o verão cinematográfico norte-americano estava a perder 15% em comparação com o ano anterior.
TOP 5 EUA
Título | Estúdio | Receita EUA (em milhões de USD) | |
1 | Capitão América: O Soldado do Inverno | Buena Vista | 257,8 |
2 | O Filme Lego | Warner Bros. | 257,2 |
3 | X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido | Fox | 227,7 |
4 | Maléfica | Disney | 216,0 |
5 | O Fantástico Homem-Aranha 2 | Sony Pictures | 200,9 |