15 Mai 2019 1:08
Não será motivo para grande ironia, muito menos celebração, mas a descoberta de "The Dead Don’t Die", de Jim Jarmusch, deixa uma sensação amarga: a 72ª edição do Festival de Cannes começou em tom menor. E convenhamos que as expectativas eram enormes: o realizador de títulos de culto como "Homem Morto" (1995) ou "Café e Cigarros" (2003) surgia a assinar uma história de zombies…
Assim é, de facto: uma cidadezinha americana, típica até à exaustão, é invadida por uma praga de zombies, aparentemente porque houve uma deslocação brusca no eixo de rotação do planeta Terra… Para enfrentar tal ameaça, há três polícias, caricaturais até à redundância, assumidos com ténue convicção por Bill Murray, Chloë Sevigny e Adam Driver.
Aliás, "The Dead Don’t Die" apresenta uma colecção de notáveis em que surgem também Tilda Swinton (com sotaque escocês!), Danny Glover, Selena Gomez, Carol Kane, Rosie Perez, Tom Waits e Iggy Pop, este numa maquilhagem que, talvez, em dias de maior (ou menor…) inspiração, poderia integrar um dos seus concertos.
Infelizmente, Jarmusch não tem qualquer programa narrativo, a não ser colar-se à moda (re)lançada por "The Walking Dead", acumulando pequenas anedotas, mais ou menos previsíveis, sem alcançar a coerência de um registo genuinamente paródico (ou trágico, se fosse caso disso). Melhores dias virão — para Jarmusch e, todos os esperamos, para o festival.