18 Mai 2023 20:35
A lenda de Hollywood Harrison Ford, que se deslocou a Cannes para apresentar a estreia mundial de “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, recebeu uma Palma de Ouro honorária na quinta-feira à noite, antes da projecção do filme.
“Estou profundamente emocionado com esta distinção”, declarou o actor americano de 80 anos após receber o prémio das mãos de Thierry Frémaux, delegado geral do festival.
Quando anunciaram a exibição da quinta parte das aventuras do célebre arqueólogo, os organizadores fizeram saber que seria prestada uma “homenagem excepcional” a Harrison Ford, sem dar mais pormenores.
O actor interpretou um vasto leque de personagens, desde Han Solo na saga “Guerra das Estrelas” até “Blade Runner”, sem esquecer o aventureiro de chapéu e chicote que interpreta desde o primeiro filme estreado em 1981, “Os Salteadores da Arca Perdida”.
Tom Cruise, que esteve em Cannes no ano passado para apresentar a estreia de “Top Gun: Maverick”, também recebeu uma Palma de Ouro honorária de surpresa antes da projecção do filme.
Este ano, outro grande nome do cinema americano, Michael Douglas, de 78 anos, recebeu o mesmo prémio na terça-feira, na cerimónia de abertura do festival.
A última viagem de Indy Ford
Quinze anos após o último filme, também exibido fora de competição no festival francês, o actor americano de 80 anos volta a usar o seu famoso chapéu, desta vez em frente à câmara de James Mangold, que realizou o filme biográfico “Walk The Line” sobre Johnny Cash em 2005. Sucede a Steven Spielberg, que dirigiu os filmes anteriores desde 1981.
A Disney, que se apoderou da saga ao mesmo tempo que adquiriu “Star Wars” quando comprou a Lucasfilm em 2012, já avisou que esta será a última aparição de Harrison Ford num dos papéis mais memoráveis da sua longa carreira.
Para as últimas aventuras como arqueólogo é acompanhado por Phoebe Waller-Bridge, vista na série “Fleabag”. A britânica interpreta a afilhada de Indiana Jones e não hesita em chamar-lhe “saqueador de túmulos envelhecido”, de acordo com imagens tornadas públicas pelo grupo americano e que apresentavam uma perseguição nas ruas de Tânger, em Marrocos. Mads Mikkelsen e Antonio Banderas também fazem parte do elenco.
“Indiana Jones e o Marcador do Destino” chega aos cinemas portugueses a 29 de junho.