A entrada da sala Lumière: à espera do dia 6 de julho...

20 Mai 2021 19:17

Em entrevistas publicadas esta quinta-feira Thierry Fremaux, diretor do Festival de Cannes, adiantou detalhes sobre a forma como o festival estará organizado este ano. Pelo processo de escolha, afirma Fremaux, terão passado mais de dois mil filmes. As novas candidaturas andaram por números semelhantes aos de anos anteriores, mas somaram-se aos que deveriam ter entrado na edição 2020.

Os títulos da Seleção Oficial serão desvendados a 3 de junho.

Uma das mudanças nesta edição passa por um regresso às origens da secção Un Certain Regard, que funciona em complemento da competição principal. Este ano volta a centrar-se em jovens cineastas e em obras inovadores e de cariz mais pessoal "só possíveis de ver no cinema", descreve Fremaux.

As regras impostas pela pandemia obrigaram também a reorganizar espaços. Se os filmes da competição continuam a ser exibidos no Cinema Lumière, já as antestreias fora de competição vão decorrer no auditório Debussy, com direito a gala e passadeira vermelha. Este ano, Cannes pode contar ainda com o reforço do novo multiplex Cineum, nos arredores da cidade, a inaugurar por alturas da abertura do festival e que cederá quatro dos seus 12 ecrãs. Reforço também no lado das "sessões da meia-noite", mais eventos ao vivo e sessões ao ar livre, na praia.

Fremaux promete mais lugares disponíveis, mas igual número de acreditações, uma fórmula para manter o festival dentro de "dimensões razoáveis".

Os contactos com os estúdios norte-americano regressaram à normalidade e Fremaux referiu mesmo a possibilidade de um "blockbuster planetário" poder ter estreia mundial em Cannes. Quanto à Netflix, continua a ser bem-vinda, mas apenas fora de competição porque a regra principal continua a mesma: para competir tem de estrear nas salas de cinema francesas.

Apesar do levantamento das restrições às lotações das salas anunciado para 30 de junho pelo governo francês, os organizadores mantêm medidas e protocolos. Para aceder ao festival será necessário um passaporte sanitário que ateste uma das seguintes condições: estar totalmente vacinado, ter um teste PCR negativo, ou imunidade à COVID-19 há mais de 15 dias e menos de seis meses. As máscaras continuarão a estar presentes e haverá limites quanto ao número de pessoas por mesa nos jantares.

A edição 74.ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorre de 6 a 17 de julho. Após a anulação de 2020, Spike Lee regressa como presidente do júri e "Annette", de Leos Carax será o filme de abertura. Mais novidades, só daqui por duas semanas.

  • CINEMAX
  • 20 Mai 2021 19:17

+ conteúdos