12 Mai 2024
O cineasta Rodrigo Sorogoyen deixou o cargo de presidente do júri da Semana da Crítica, uma das secções paralelas do Festival de Cannes, sendo substituído pela produtora Sylvie Pialat, anunciaram os organizadores no sábado.
O realizador espanhol retirou-se “devido a circunstâncias pessoais”, declarou a organização da 63.ª Semana da Crítica (15-23 de maio), sem dar mais pormenores.
Sylvie Pialat já era membro do júri antes de ser nomeada presidente. A cineasta francesa Iris Kaltenbäck substitui a atriz ruandesa Eliane Umuhire, a cineasta belga Virginie Surdej e o jornalista e crítico norte-americano Ben Croll.
Criada em 1962, a Semana da Crítica é uma das principais secções paralelas do Festival de Cannes e programa primeiras e segundas obras.
Este ano, foram selecionadas onze longas-metragens, sete das quais em competição. Entre eles, encontram-se filmes de Taiwan (“Locust” do realizador KEFF), da Argentina (“Simón de la montaña” de Federico Luis) e de França (“La Pampa” de Antoine Chevrollier).