12 Out 2014 17:11
Desde a estreia de "A Lancheira", de Ritesh Batra, até às reposição de diversos filmes do mestre clássico Satyajit Ray (1921-1992), o cinema indiano tem tido, entre nós, alguma visibilidade ao longo de 2014 — é uma maneira, afinal, de voltarmos a ter alguma relação interessante com uma das maiores cinematografias do mundo.
Na filmografia de Ray, "Charulata" é, certamente não por acaso, um dos títulos com maior reconhecimento universal. A sua crónica de uma paixão impossível — entre uma mulher casada, Charulata (Madhabi Mukherjee), e um primo do seu marido — envolve, afinal, componentes afectivas e simbólicas capazes de suscitar o reconhecimento das mais diversas sensibilidades culturais.
Na trajectória internacional do seu realizador, "Charulata" acabou por ser um momento muito especial, já que o filme valeu a Ray, pelo segundo ano consecutivo, o Urso de Prata de melhor realização no Festival de Berlim — arrebatara a mesma distinção, um ano antes, com "A Grande Cidade".