10 Nov 2015 1:05
* LEFFEST — terça-feira, 10 Novembro
A nona edição do Lisbon & Estoril Film Festival continua a apresentar os filmes que servirão de base ao simpósio internacional "Bigger than life" (CCB, 13, 14 e 15).
Na qualidade de curador do simpósio, José Gil situa os temas a debater a partir dos seguintes pressupostos: "Há muito que a relação entre ‘loucura e criação’ suscita curiosidade. Tradicionalmente abordada de modo demasiado geral, o interesse pela questão foi recentemente renovado por vários trabalhos no campo da psiquiatria e das neurociências. Sabe-se hoje que grandes obras, grandes invenções de artistas e pensadores nasceram depois de traumas profundos."
Hoje é dia de "Camille Claudel 1915" (2013), de Bruno Dumont, retrato dramático de uma reclusão tingida de fantasmas, e "Caravaggio" (1986), de Derek Jarman, uma abordagem em que a identidade artística e sexual se confundem num mesmo apelo poético. Em ambos os casos, vogamos muito para além dos tradicionais mecanismos biográficos, afirmando-se o cinema como um roteiro cúmplice da visão dos próprios artistas.
Quem regressa a Portugal é o francês Benoît Jacquot, para apresentar o seu trabalho mais recente, "Diário de uma Criada de Quarto" — acompanha-o o actor Vincent Lindon. Também presente está o crítico e historiador Jean Douchet, dando uma masterclass a partir de curtas-metragens de sua autoria.