A primeira obra de Hugo pedro "nasceu de um sentimento de insegurança." O realizador que esta insegurança "podia ser formulada através da saudade de me sentir seguro: de saber que no ano seguinte estaria no quinto, e depois no sexto, e no sétimo, e por aí adiante".
Assim interessou-se pelo universo da turma de quarto ano e filmou-a nesse momento fundamental que é deixar a primeira casa.
Hugo Pedro prossegue: "como é que estas crianças vivem hoje o fim da escola primária? Até que ponto estas últimas aulas as podem incomodar?".
"Primária" foi rodado numa escola de Lisboa e recebeu diversos prémios: Lisbon & Estoril Film Festival – Prémio MEO – Melhor Curta-Metragem; IV Córtex – Festival de Curtas-metragens de Sintra – Prémio do Júri para Melhor Curta-metragem Nacional e Prémio do Público; e Concurso de Vídeo do INATEL – Prémio Património Imaterial.
O filme será exibido em estreia abosluta na televisão portuguesa no próximo CINEMAX CURTAS no ambito de uma parceria com o Festival Cortex, cuja 5ª edição decorrerá entre os dias 12 e 15 de fevereiro.
Três artistas plásticas mostram uma "Gata Má"Nesta edição vamos conhecer um grupo artístico de três elementos, com formação em Artes Plásticas, que dá pelo nome Creatura. "Gata Má" é a primeira curta-metragem animada de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto, três artistas plásticas formadas na escola superior de Belas Artes, no Porto, e foi inteiramente produzida sem qualquer apoio financeiros.
Um episódio televisivo sobre esquizofrenia infantil foi o gatilho para a criação desta animação. Recorrendo ao método tradicional de animação em stop motion, aliaram o desenho e os cenários feitos de cartão e radiografias numa técnica mista que reflete o mundo complexo da personagem central.
A curta foi selecionada para alguns dos mais importantes festivais a nível nacional, nomeadamente o Cinanima, IndieLisboa e MotelX, e recebeu uma menção honrosa no festival Farcume. Também foi selecionada para festivais em Espanha, Bulgária, Itália, Estados Unidos e Brasil.
Teaser Gata Má from Creatura on Vimeo.
Nesta sessão #13, no âmbito da habitual colaboração com o festival mobile Super 9, será exibido o filme "Diário de bordo de Helon", do realizador russo Evgeny Solodkiy, um arquiteto que abandonou o trabalhou de criador de ideias de arte para BMW e construiu o barco Helon, uma galeria de arte