"Alda" retrata a evolução de um espaço rural, e consequências que isso trouxe na vida de alguém que sempre ali viveu. Alda é uma mulher idosa e solitária, que teve uma história de vida complicada. Perante esta mudança que lhe é imposta, e sem possível fuga, vê-se agredida a si e ao mundo que conhece, não tendo outra alternativa que não seja regressar ao lugar que sempre conheceu, a sua casa.
O filme foi realizado por uma equipa formada por Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro, Luís Catalo. Foi o projecto final do curso de Animação Digital – Universidade Lusófona, 2013, e recebeu o prémio Sophia para melhor curta-metragem de Animação da Academia Portuguesa de Cinema 2014
Nesta sessão #16 vamos ver o segundo filme realizado por Ana Almeida, natural de Castelo Branco e licenciou na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Ana Alemdia fundou a produtora Anexo 82, estreou-se na realização com "A Noiva" que esteve em mais de 50 festivais pelo mundo fora e foi o primeiro filme português a integrar o movimento Women in Horror Recognition Month.
O filme foi escrito pela Ana para participar no concurso European Short Pitch da Nisi Masa (European Network of Young Cinema), uma associação europeia da cinema. Foi selecionado como finalista. Como tal, a Ana reescreveu o filme com a tutoria do argumentista romano Razvan Radulescu ("A Morte do senhor Lazarescu", "Terça, Depois do Natal").
A história de "Videoclube" é parcialmente autobiográfica – Ana passou a sua juventude no Porto entre o clube de video Canal Zero (no CC Campo Alegre) e o Videorent (no mítico shopping Dallas da avenida da Boavista). O clube de video na realidade é uma loja de videojogos e colecionismo chamada Press Play que foi convertida num clube de video dos anos 90. As cenas de rua foram filmadas na zona de Cedofeita.
Os dois atores protagonistas do filme, Daniela Love e Tiago Jácome, eram os dois da ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo / Teatro do Bolhão e adolescentes quando o filme foi rodado.
O filme estreou em Portugal no Caminhos do Cinema Português. Fez parte da seleção MEO Curtas da Casa do Douro FIlm Harvest. Internacionalmente, o filme já esteve em festivais na Sérvia, India, Japão e Bangladesh. Em fevereiro integrou o catálogo de distribuição internacional da Mailuki Films.
Finalmente exibiremos o filme vencedor do prémio do júri da primeira edição do festival mobile Super 9. Trata-se de "Calling Soon", do espanhol Xavier Satorra, um trailer realizado para um falso filme.
CALLING SOON · BEST FILM 2014 · AUDIENCE AWARD from thevisualsuspects.net on Vimeo