Em "Ascensão" aguardamos que um grupo de camponeses resgate um corpo caído num poço. O esforço dos homens é acompanhado por um grupo de mulheres que os observa em silêncio. A curta-metragem foi rodada com atores amadores e não atores que Pedro Peralta reuniu em Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos.
"Ascensão" desenvolve-se em três momentos distintos, três planos sequência, com raros diálogos e uma linguagem corporal muito marcada. É uma curta-metragem sensorial que apela à visão e audição.
O segundo filme realizado por Pedro Peralta recebeu o prémio de melhor curta-metragem no Molodist Kyiev International Film Festival, na Ucrânia, e o prémio Árvore da Vida, no IndieLisboa, tendo sido exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes.
Na mesma sessão vemos o documentário ficcional "Provas, Exorcismos", de Susana Nobre. Esta curta-metragem seguiu-se à longa "Vida Activa" (2014), um documentário que resultou do trabalho que a realizadora desenvolveu, durante cinco anos, no programa educativo Novas Oportunidades, no Centro de Formação Profissional de Alverca.
A curta-metragem foi amadurecida durante esse período que Susana Nobre passou no programa Novas Oportunidades. Após o documentário "Vida Activa" sentiu vontade de realizar uma ficção sobre o tema do trabalho.
Em Alhandra, Óscar, 48 anos, 25 vividos a trabalhar no mesmo local, aguarda a resolução do tribunal relativamente ao pedido de insolvência da fábrica.
Com a produção suspensa e com os salários em atraso, Óscar e os seus colegas continuam a comparecer diariamente ao trabalho, na esperança de garantirem os respectivos postos. Susana Nobre conheceu o protagonista da curta-metragem no programa Novas Oportunidades e coloca-o em cena num jogo entre ficção e real.
"Provas, Exorcismos" foi exibido em mais de 30 festivais, nomeadamente IndieLisboa, Curtas Vila do Conde e na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Entre outras distinções, recebeu uma menção honrosa no Caminhos do Cinema Português, Coimbra, e o prémio Trabalhadores do Mundo, no Brazilian International Labour Film Festival.