"Penalty" é um filme sobre um jogo de futebol. A partida acontece numa praia, mas não está em jogo a vitória. O realizador italiano Aldo Iuliano dramatiza uma história poderosa sobre um grupo de migrantes que está numa praia à espera de prosseguir viagem.
Iuliano é um cartonista que já filmou uma dezena de curtas-metragens. Jogou futebol desde criança, no sul de Itália, onde cresceu, e aprendeu que as boas amizades crescem no campo onde durante um desafio não há diferença de raças ou nacionalidades.
No filme, um grupo de rapazes jogam uma partida. Aldo recrutou os atores não profissionais num centro de refugiados em Crotone, Itália. Colaborou com eles durante três meses, formou o grupo, ofereceu-lhes trabalho, e rodou a curta-metragem numa praia da localidade durante um dia hostil.
O jogo de futebol torna-se numa metáfora da vida – há regras e pessoas envolvidas numa desafio levado a uma extremo que pretende despertar emoções e procura aprofundar a reflexão em torno da sobrevivência e do humanismo.
"Penalty" é exibido no Cinemax Curtas em parceria com o Planos Film Fest que acontece novamente nos próximos dias 2 e 3 de Novembro, em Tomar. Na 2ª edição do Planos, em 2017, a curta-metragem recebeu cinco prémios (melhor filme, realização, fotografia, montagem e som).
Na totalidade a curta-metragem "Penalty" ganhou mais de 15 prémios, incluindo o Globo de Ouro para melhor curta-metragem em Itália e o prémio de talento emergente da S.I.A.E. Sociedade Italiana dos Autores e Editores no Festival do Filme de Veneza.