20 Jan 2015 16:49
Os cineastas americanos Joel e Ethan Coen aceitaram o convite do presidente do festival de Cannes Pierre Lescure e do delegado geral Thierry Fremaux para assumirem a presidência do júri da 68ª do Festival.
"Estamos muito felizes por voltar a Cannes", disseram irmãos Coen. "Estamos especialmente satisfeitos com a oportunidade que nos é oferecida para ver filmes de todo o mundo. Cannes é um festival que, desde o início da nossa carreira, sempre foi importante para nós. E ser presidentes do Júri no Festival de Cannes deste ano, é especialmente honroso para alguém que nunca presidiu a nada. Além disso, como tal, não vamos deixar de nos expressar quando chegar a hora!".
No ano de 2015, que é o da celebração dos 120 anos da invenção do cinematógrafo Lumière, o Festival de Cannes terá o prazer de saudar, através dos Coen, o trabalho de todos os cineastas irmãos que enriqueceram a história do cinema desde Louis e Auguste Lumière. O Festival de Cannes também teve a oportunidade de acolher e premiar outros "irmãos" com a palma de ouro: os Coen (1991), Paolo e Vittorio Taviani (1976), e Jean -Pierre e Luc Dardenne (1998 e 2005).
Uma história de sucesso em Cannes
Os irmãos Coen fazem parte da história do Festival onde exibiram 9 filmes. Eles marcaram presença regular na seleção oficial desde o seu segundo filme, "Arizona Junior" (1987). Em 1991, "Barton Fink" ganhou a Palma de Ouro; "Fargo" (1996) e "O Barbeiro" (2001) receberam o prémio de realização. "Llewyn Davis" recebeu o Grande Prémio do jurí do 2013.
"Este País Não é Para Velhos", o filme que seria consagrado com 4 Óscares, também foi exibido na competição do festival de Cannes.
Os irmãos são co-autores dos seus filmes. Ethan assegura a produção, enquanto que Joel assume a realização. A partir de 2004 assumem o argumento, realização, montagem e produção, reforçando a imagem de um filme tão pessoal como fraterno.
Ethan e Joel também estendem o espírito de família envolvendo atores regulares nas suas diversas produções: Steve Buscemi, John Turturro, Jeff Bridges, John Goodman, Frances McDormand e George Clooney são os intérpretes inspirados de personagens absurdas e deslocadas que conseguem mascarar um pessimismo radical do cinema dos irmãos cineastas.
O Festival de Cannes acontecerá de 13 a 24 de maio de 2015. A composição da seleção oficial e todos os membros do júri serão anunciados em meados de abril.