Saltar para o conteúdo principal

22 Jul 2025

Foi hoje anunciado o programa oficial da 82.ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Veneza que vai decorrer entre 27 de agosto e 6 de setembro. O evento, um dos mais prestigiados do circuito internacional, contará com 21 filmes em competição pelo Leão de Ouro, destacando-se obras de realizadores consagrados como Guillermo del Toro, Jim Jarmusch, Kathryn Bigelow e Yorgos Lanthimos.

A abrir o festival estará “La Grazia”, de Paolo Sorrentino, uma de cinco longas-metragens italianas selecionadas. Concorrem também “Elisa” de Leonardo di Costanzo, “Duse” de Pietro Marcello, “Un film fatto per Bene” de Franco Maresco e o documentário “Sotto le nuvole”, de Gianfranco Rosi.

Nas escolhas do festival contam-se ainda quatro títulos norte-americanos e três franceses.

Entre os mais aguardados da competição está “Frankenstein”, de Guillermo del Toro, uma reinvenção cinematográfica do clássico literário, Kathryn Bigelow, de regresso com “A House of Dynamite”, um thriller centrado numa nova ameaça nuclear e Jim Jarmusch que apresenta “Father Mother Sister Brother”, uma obra em formato episódico, enquanto Yorgos Lanthimos propõe “Bugonia”, novamente com Emma Stone no papel principal.

A seleção oficial inclui ainda “No Other Choice”, de Park Chan-wook, marcando o regresso do realizador à competição, vinte anos após “Lady Vengeance”, e “L’Étranger”, de François Ozon, uma nova adaptação do romance de Albert Camus.

Seleção Oficial – Competição

“La Grazia”, de Paolo Sorrentino (Itália)
“This Wizard of the Kremlin”, de Olivier Assayas (França)
“Jay Kelly”, de Noah Baumbach (Estados Unidos)
“The Voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania (Tunísia)
“A House of Dynamite”, de Kathryn Bigelow (Estados Unidos)
“The Sun Rises On Us All”, de Cai Shangjun (China)
“Frankenstein”, de Guillermo del Toro (México)
“Elisa”, de Leonardo Di Costanzo (Itália)
“À Pied D’Oeuvre”, de Valérie Donzelli (França)
“Silent Friend”, de Ildikó Enyedi (Hungria)
“The Testament of Anne Lee”, de Mona Fastvold (Noruega)
“Father Mother Sister Brother”, de Jim Jarmusch (Estados Unidos)
“Bugonia”, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
“Duse”, de Pietro Marcello (Itália)
“Un Film Fatto Per Bene”, de Franco Maresco (Itália)
“Orphan”, de László Nemes (Hungria)
“L’Étranger”, de François Ozon (França)
“No Other Choice”, de Park Chan-wook (Coreia do Sul)
“Sotto Le Nuvole”, de Gianfranco Rosi (Itália)
“The Smashing Machine”, de Benny Safdie (Estados Unidos)
“Girl”, de Shu Qi (Taiwan)

 

Fora de Competição

Ficção

“Chien 51”, de Cédric Jimenez (França)
“Sermon to the Void”, de Hilal Baydarov (Azerbaijão)
“L’Isola di Andrea”, de Antonio Capuano (Itália)
“Il Maestro”, de Andrea Di Stefano (Itália)
“After the Hunt”, de Luca Guadagnino (Itália)
“Hateshinaki Scarlet”, de Mamoru Hosoda (Japão)
“The Last Viking”, de Anders Thomas Jensen (Dinamarca)
“In the Hand of Dante”, de Julian Schnabel (Estados Unidos)
“La Valle dei Sorrisi”, de Paolo Strippoli (Itália)
“Dead Man’s Wire”, de Gus Van Sant (Estados Unidos)
“Orfeo”, de Virgilio Villoresi (Itália)

Não-ficção

“Kabul, Between Prayers”, de Aboozar Amini (Afeganistão)
“Ferdinando Scianna — Il Fotografo dell’Ombra”, de Roberto Andò (Itália)
“Marc by Sofia”, de Sofia Coppola (Estados Unidos)
“I Diari di Angela — Noi Due Cineasti. Capitolo Terzo”, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (Itália)
“Ghost Elephants”, de Werner Herzog (Alemanha)
“Baba Wa Al-Qadhafi (My Father and Qaddafi)”, de Jihan K. (Líbia)
“The Tale of Sylian”, de Tamara Kotevska (Macedónia do Norte)
“Nuestra Tierra”, de Lucrecia Martel (Argentina)
“Remake”, de Ross McElwee (Estados Unidos)
“Kim Novak’s Vertigo”, de Alexandre Philippe (Suíça)
“Cover Up”, de Laura Poitras e Mark Obenhaus (Estados Unidos)
“Broken English”, de Jane Pollard e Iain Forsyth (Reino Unido)
“Notes of a True Criminal”, de Alexander Rodnyansky e Andriy Alferov (Ucrânia)
“Director’s Diary”, de Alexandr Sokurov (Rússia)
“Hui Jia (Back Home)”, de Tsai Ming-liang (Taiwan)

Curtas-metragens

“Origin”, de Yann Arthus-Bertrand (França)
“Boomerang Atomic”, de Rachid Bouchareb (França)
“How to Shoot a Ghost”, de Charlie Kaufman (Estados Unidos)

Séries

“Portobello”, de Marco Bellocchio (Itália)
“Un Prophète”, de Enrico Maria Artale (Itália)
“Etty”, de Hagai Levi (Israel)
“Il Mostro”, de Stefano Sollima (Itália)

Cinema & Música

“No. 18 Giorni”, de Toni D’Angelo (Itália)
“Piero Pelù: Rumore Dentro”, de Francesco Dei (Itália)
“Newport and the Great Folk Dream”, de Robert Gordon (Estados Unidos)
“Francesco De Gregori: Nevergreen”, de Stefano Pistolini (Itália)

 

Horizontes

“Mother”, Teona Strugar Mitevska (Macedónia do Norte)
“Komedie Elahi” (“Divine Comedy”), Ali Asgari (Irão)
“Hiedra”, Ana Cristina Barragán (Equador)
“Il Rapimento di Arabella”, Carolina Cavalli (Itália)
“Estrany Riu” (“Strange River”), Jaume Claret Muxart (Espanha)
“Hara Watan” (“Lost Land”), Akio Fujimoto (Japão)
“Grand Ciel”, Akihiro Hata (Japão)
“Rise of Nevada”, Mark Jenkin (Reino Unido)
“Late Fame”, Kent Jones (Estados Unidos)
“Milk Teeth”, Mihai Mincan (Roménia)
“Pin de Fartie”, Alejo Moguillansky (Argentina)
“Otec” (“Father”), Tereza Nvotová (Eslováquia)
“En El Camino”, David Pablos (México)
“Songs of Forgotten Trees”, Anuparna Roy (Índia)
“Un Anno di Scuola”, Laura Samani (Itália)
“The Souffleur”, Gastón Solnicki (Argentina)
“Barrio Triste”, Stillz (Colômbia)
“Human Resource”, Nawapol Thamrongrattanarit (Tailândia)
“Funeral Casino Blues”, Roderick Warich (Alemanha)

 

Venice Spotlight

“Hijra”, de Shahad Ameen (Arábia Saudita)
“Un Cabo Suelto”, de Daniel Hendler (Uruguai)
“Motor City”, de Potsy Ponciroli (Estados Unidos)
“Made in EU”, de Stephan Komandarev (Bulgária)
“Ammazzare Stanca”, de Daniele Vicari (Itália)
“La Hija de la Española”, de Mariana Rondón e Marité Ugás (Venezuela/Peru)
“À Bras-Le-Corps”, de Marie-Elsa Sgualdo (Suíça)
“Calle Málaga”, de Maryam Touzani (Marrocos)

  • CINEMAX - RTP c/ agências
  • 22 Jul 2025 12:33

+ conteúdos