6 Nov 2016 16:23
A Walt Disney Studios está a ter o melhor ano de sempre em termos de receita bruta nas bilheteiras de cinema mundiais. Até 1 de novembro, somou 5.851 milhões de dólares, batendo o anterior recorde de 5.843 milhões de dólares, registado em 2015.
Alan Horn, presidente do estúdio norte-americano, que anunciou os resultados numa declaração escrita à imprensa, atribui o feito à "fenomenal coleção de lançamentos da Disney, Disney Animation, Pixar, Marvel e Lucasfilm", as várias divisões de cinema do poderoso conglomerado.
Outros recordes do setor batidos pela Disney este ano incluem o facto de ter sido o primeiro estúdio a atingir os dois mil milhões de dólares em receita na América do Norte (a 16 de Julho); os três mil milhões de dólares no resto do mundo (a 6 de julho); e os cinco mil milhões globalmente (a 10 de julho).
Quatro das seis longas-metragens com maior receita de bilheteira nos Estados Unidos, em 2016, foram lançamentos Disney – "À Procura de Dory"; "Capitão América: Guerra Civil"; "O Livro da Selva"; e "Zootrópolis", precisamente os mesmos títulos que ocupam os quatro primeiros lugares da lista de maiores sucessos no box office mundial no ano corrente.
Em 2016, a Disney ainda tem por estrear dois filmes com enorme potencial nas bilheteiras: a animação "Vaiana" e "Rogue One: Uma História de Star Wars".