Timothy Bottoms dirigido por Dalton Trumbo — memórias da Primeira Guerra Mundial

26 Mar 2016 18:36

A evocação da personagem de Dalton Trumbo, no filme "Trumbo", protagonizado por Bryan Cranston, traz-nos as memórias do tempo da “caça às bruxas”, em Hollywood. Mais do que isso: recorda-nos como grandes criadores (argumentistas, realizadores, etc.) se viram marginalizados no interior da indústria que tinham ajudado a construir. O próprio Dalton Trumbo só veio a realizar um filme, um único, em 1971 — entre nós chamou-se "E Deram-lhe uma Espingarda…"

Este é, de facto, um filme sobre a guerra, ou melhor sobre esse conflito, a Grande Guerra de 1914-18, a que chamaram a “guerra para acabar com todas as guerras”. Mas não é um filme sobre a massa anónima dos soldados. É apenas sobre um homem, um jovem soldado que fica tragicamente amputado pelos combates, a ponto de não conseguir comunicar com os que o tratam no hospital — chama-se, no original, "Johnny Got His Gun".




Protagonizado por Timothy Bottoms, na altura a começar a sua carreira de actor, "E Deram-lhe uma Espingarda…" ficou como a expressão exemplar do discurso humanista e pacifista de um nome grande de Hollywood — alvo de marginalização nos anos 50, mas mais tarde devolvido ao lugar que lhe pertence como admirável retratista da condição humana. Dalton Trumbo morreu em 1976, contava 70 anos.
  • cinemaxeditor
  • 26 Mar 2016 18:36

+ conteúdos