13 Mai 2016 16:47
Velha maxima cinematografica & cinefilia: o sucesso de um filme nao e necessariamente uma boa formula para o filme seguinte…
No caso do frances Bruno Dumont, nem se trata exacatmente de um filme, mas sim de uma serie televisiva: "O Pequeno Quinquin" (apresentado na Quinzena dos Realizadores de 2014) foi, de facto, um caso exemplar de abordagem parodica da vida rural, parecendo definir um certo realismo sempre a beira do absurdo.
Dir-se-ia que Dumont quis prolongar a experiencia atraves de "Ma Loute" (competicao), historia do comeco do seculo XX em que os pescadores de uma povoacao do Norte de Franca coexistem com uma familia de uma burguesia decadente que os visita, neles vendo uma especie de curiosidade mais ou menos circense… Tudo se complica quando o filho dos pescadores (de nome Ma Loute) se envolve com uma menina (?) de outra classe…
O mais interessante do filme e o modo como transforma a paisagem (magnificamente fotografada por Guillaume Deffontaine) em verdadeira personagem, por assim dizer a meio caminho entre o naturalismo mais cru e um apelo desconcertantemente fantasioso. E pena que o tratamento das personagens se va instalando numa definicao caricatural algo facil que tende a desvalorizar a evidente ambicao do projecto.
Para alem de muitos actores desconhecidos, incluindo Brandon Lavieville no papel central, "Ma Loute" mobiliza uma coleccao de notaveis da producao francesa formada por Fabrice Luchini, Juliette Binoche e Valeria Bruni Tedeschi. Sao muitos talentos algo a deriva no interior de um filme que, infelizmente, nao consegue encontrar o tom certo para a sua mescla de tragedia e burlesco.