10 Abr 2024

Nesta sessão, o CINEMAX RTP CURTAS exibe o clássico “O Fado” em versão restaurada e digitalizada pelo FILMar, com apresentação de Tiago Bartolomeu Costa, e prossegue com o Il Corto da festa do cinema italiano, uma sequência de três curtas-metragens exibidas ao longo de abril.

“O Fado”, de Maurice Mariaud, de 1923, inspira-se na pintura de Malhoa que servira igualmente de inspiração à pequena peça em um ato de que foi autor Bento Mântua, que também pretendeu homenagear o poeta Augusto Gil e as palavras da “Canção das Perdidas”.

Nesta estória de boémia e má-sina, um ferreiro troca o lar pelas diversões noturnas de Alfama e enleia-se sentimentalmente com uma camareira de café.

Em fundo, a nova partitura encomendada pelo projeto FILMar ao compositor e guitarrista José Manuel Neto, “uma leitura contemporânea para um filme com cem anos, mas que parece falar ainda sobre os dias de hoje”.

A 17.ª Festa do Cinema Italiano começa no Cinemax RTP CURTAS com “Due” de Matteo Di Liberato.

O amor entre Tiziana e Roberto consome-se nas ausências, no calor residual, nas dobras de uma cama feita e por fazer, no silêncio carregado de tudo o que não pode ser dito. Baseado num conto de Italo Calvino.

Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.

HORÁRIOS: estreia QUINTA 11 de abril e repete DOMINGO 14 de abril, às 24h00, na RTP2.

  • CINEMAX - RTP
  • 10 Abr 2024 17:09

+ conteúdos