26 Jan 2021 16:17
Organizado pelo FEST, o workshop Digital Production Challenge II (DPCII) propõe-se dotar os participantes de ferramentas que os ajudem a melhorar o fluxo de trabalho na produção de um projecto audiovisual para cinema, televisão, ou streaming. Orientado por profissionais com carreiras internacionais consolidadas, o DPCII decorrerá, online, entre 29 de março e 1 de abril, e terá três bolsas de estudo para entregar a candidaturas portuguesas.
Martin Hagemann (produtor), Florian Rettich (supervisor de DIT & workflow), Philippe Ros, director de fotografia e imagem digital), Tommaso Vergallo (especialista em imagem digital para cinema), Miga Bär (supervisor de pós-produção), Sophie Bourdon (gestora de projecto), Konstantina Stavrianou (produtora) e Paul Miller (produtor) são os formadores de um ciclo de conferências que inclui estudo de casos, aconselhamento personalizado e discussão de projectos concretos.
Um bom fluxo de trabalho economiza tempo e dinheiro, permitindo um produto final melhor. Organizado por Paul Miller e recorrendo a contributos de diversos especialistas em áreas da pré e pós produção de audiovisuais, o workshop DPCII oferece pretende dotá-los de competências e ferramentas para a gestão de fluxos de trabalho, permitindo que os possam fazer as escolhas de produção adequadas à estratégia de distribuição escolhida, seja para cinema, transmissão televisiva ou streaming.
O foco essencial é na resolução de problemas reais, pelo que o DPCII é especialmente vocacionado para profissionais com projectos em curso e parte do trabalho será centrado na discussão das dificuldades que os participantes estão a enfrentar.
O workshop DPCII tem vinte e quatro vagas para profissionais, com prioridade para produtores, produtores de linha, cineastas, directores de fotografia, directores de produção e pós-produção. Os candidatos devem ter experiência profissional em produção de longa-metragem e, ou documentário, estando previstos descontos para inscrições em equipa.
O programa inclui ainda um programa de bolsas para candidaturas de países com menor expressão económica no quadro da UE, assim como três vagas específicas de bolsa para candidatos portugueses.
Informações sobre o painel de formadores, os tópicos abordados e o procedimento de inscrições podem ser consultadas em digiprodchallenge.com
PROGRAMA RESUMIDO
29 MARÇO
. Introdução e Boas-vindas: Filipe Pereira, Paul Miller, Marta Carvalho e Martin Hagemann
. Comunicação sobre tendências de digitalização por Martin Hagemann
. Pitch dos 8 projectos seleccionados para o workshop
. Pós-produção 101 por Miga Bär
. Sessão Técnica 0 por Philippe Ros: Câmaras Digitais ou Analógicas e Pós Produção Digital: Como Escolher?
. Estudo de Caso com análise por tutores
30 MARÇO
. Introdução ao programa do dia por Paul Miller and Martin Hagemann
. Sessão Técnica 1 com Florian Rettich: Da Luz à Imagem – Conceitos chave
. Sessão Técnica 2 com Philippe Ros
. Sessão Técnica 3 com Florian Rettich: Arquitectura de Câmaras e Pré-visualização do fluxo de trabalho
. Sessão Técnica 4 com Philippe Ros: Tipos de Fluxo de Trabalho, Identificação e Selecção
. Conversa com painel de Especialistas
. Estudo de Caso com análise por tutores
31 MARÇO
. Introdução ao programa do dia por Paul Miller and Martin Hagemann
. Sessão Técnica 5 com Florian Rettich: Filmar a 4K ou a 2K para um projecto 2K?
. Sessão Técnica 6 com Philippe Ros:- Lentes, Olhar e Cor
. Sessão Técnica 7 com Florian Rettich: High Dynamic Range
. Sessão Técnica 8 com Tommaso Vergallo: Digitalização e Distribuição
. Conversa com painel de Especialistas
. Estudo de Caso com análise por tutores
1 ABRIL
. Introdução ao programa do dia por Paul Miller and Martin Hagemann
. Sessão Técnica 9 com Philippe Ros & Miga Bär: Filmagem e Pós-produção – Conselhos e Torre de Controlo
. Estratégias de distribuição de filmes Parte I com Miga Bär
. Estratégias de distribuição de filmes Parte II (Orador a Confirmar)
. Análise de Fluxo de Trabalho com estudo de caso
. Análise dos Projectos dos Participantes e discussão de soluções e estratégias
. Reuniões One-to-One entre tutores e participantes
. Fecho do programa e avaliação