20 Abr 2020 15:57
Os organizadores do certame italiano confirmaram a intenção de levar a cabo a 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza entre 2 e 12 de setembro. Em declarações esta segunda-feira à agência de notícias italiana ANSA, Roberto Cicutto, presidente do grupo que organiza a Biennale, disse que não há planos para adiar ou cancelar o evento, apesar da epidemia.
Cicutto está confiante que o governo italiano lhe permitirá abrir "seis ou sete cinemas" para exibir os filmes.
Quanto à possibilidade levantada por Thierry Fremaux, o homem forte do Festival de Cannes, sobre uma colaboração entre os dois festivais, Cicutto assegura que, até agora, as duas partes não falaram sobre o tema:
"Com Cannes, tudo é possível. Mas acho desconcertante que Thierry Fremaux continue a dizer que está a examinar a situação, mas não revele o que pretende fazer. Nós estamos a avençar com a nossa programação… não há diálogo", esclareceu nas declarações à ANSA.
Os franceses adiaram Cannes – inicialmente marcado para finais de maio – por duas vezes. A última data prevista era em julho, mas acabaram por assumir o cancelamento definitivo na sequência das mais recentes medidas anunciadas pelo Presidente Macron. A organização prometeu estudar alternativas. Até agora, só foi apresentada uma solução para o mercado de cinema que passa por um evento online exclusivo para profissionais.
Até ao momento, o Covid-19 provocou mais de 23 mil mortes em Itália, um dos países mais afetados pela nova doença. Os italianos vão continuar debaixo de fortes medidas de confinamento até 3 de maio, numa altura em que o número de infeções e óbitos está a diminuir.