A realizadora Justine Triet após receber a Palma de Ouro em Cannes pelo seu filme

29 Mai 2023 19:13

Praticamente todos os filmes da competição de longas-metragens da 76.ª edição do Festival de Cannes têm distribuidor em Portugal. Em alguns casos falta apenas assinar contratos, ou finalizar detalhes dos acordos.

Entre as confirmações, a mais importante é a do Palma de Ouro deste ano, “Anatomie d’Une Chute”, da francesa Justine Triet. O filme que levou o prémio mais importante do festival chegará às salas nacionais pela mão da NOS Audiovisuais.

O maior distribuidor nacional garantiu também direitos para “Firebrand”, de Karim Aïnouz, “May December”, de Todd Haynes, e “Black Flies” de Jean-Stéphane Sauvaire. Distribuirá igualmente, três filmes exibidos fora de competição, “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese (via Paramount), “Indiana Jones e o Marcador do Destino” (via Disney), e “Acid” de Just Phillipot.

A Cinemundo assegurou “Asteroid City”, de Wes Anderson (via Universal) e “La Passion de Dodin Bouffant”, de Tran Anh Hung. Comprou ainda os direitos de “The New Boy”, realizado pelo australiano Warwich Thornton, exibido na secção Un Certain Regard, e “Le Libre de Solutions”, do francês Michel Gondry, da secção paralela Quinzaine des Cineastes.

Por seu lado, a Midas distribuirá o filme que recebeu o Prémio do Júri, “Fallen Leaves” de Aki Kaurismäki, o vencedor do Prémio de Melhor Argumento, “Monster”, de Hirokazu Kore-eda, e ainda “Il sol dell’avvenire”, de Nanni Moretti, “La Chimera”, de Alice Rohrwacher, e o documentário “Youth (Spring)”, realizado por Wang Bing. Assegurou ainda “Drôles de Guerres”, curta-metragem e derradeiro projeto de Jean-Luc Godard, exibido na secção Cannes Classics.

Em negociações para fechar outros filmes, a Alambique confirma, de momento, a distribuição de “Club Zero”, de Jessica Hausner, e “Rapito”, de Marco Bellocchio.

A Leopardo confirma os direitos de “About Dry Grasses”, de Nuri Bilge Ceylan, vencedor do prémio de melhor interpretação feminina.

Fora da corrida aos filmes da competição, a Outsider garantiu “L’amour et les forêts”, de Valerie Donzelli (Cannes Premiere) e “Rien à Perdre”, de Delphine Deloget (Un Certain Regard).

Por fim, a Pris Audiovisuais irá estrear o filme de abertura, “Jeanne du Barry”, com Johnny Depp e Maïwenn, que também realiza.

  • CINEMAX - RTP
  • 29 Mai 2023 19:13

+ conteúdos