Especiais
História de uma solidão russa
A secção competitiva do 70º Festival de Cannes arrancou com um belo filme vindo da Rússia, assinado por Andrey Zvyagintsev: "Loveless" é a crónica dramática de uma teia de muitas solidões.
18 Mai 2017 0:46
O primeiro filme da competição de Cannes/2017 vem da Rússia e chama-se "Nelyubov" — ou "Sem Amor" (de acordo com o título internacional "Loveless"). Se dissermos que a sua personagem pivot é Alyocha, um rapaz de 12 anos que vai viver de forma dramática o divórcio dos pais, poderemos deixar um resumo esclarecedor: estamos perante a história radical de uma solidão capaz de abalar a estabilidade do quotidiano familiar e social.
Em todo o caso, convém acrescentar que tal condição solitária está longe de ser uma componente que coloque o rapaz no centro dos acontecimentos. Esta é a história de uma solidão estranhamente abrangente que se espalha como um vírus — é verdade que o pai e a mãe de Alyocha encontram novos companheiros, mas não é menos verdade que nada disso mascara o facto de cada um dos adultos se identificar por uma solidão ainda maior.
Já conhecíamos o realizador Andrey Zvyagintsev através de vários títulos capazes de dar conta dos movimentos de bastidores da sociedade russa, quase sempre encenando personagens com importante "simbolismo" familiar e até político — lembremos os casos exemplares de "Elena" (2011) e "Leviatã" (2014). Este "Loveless" confirma a sua capacidade de manter essa visão, de novo contando com um fascinante leque de actores.
Maryana Spivak é notável na composição da mãe, sendo também forçoso destacar Matvey Novikov e Andris Keishs, respectivamente como Alyosha e o pai. No limite, eles emergem como peças centrais de um gosto realista que Zvyagintsev tem sabido consolidar de forma sofisticada e, por assim dizer, pedagógica — o seu filme apresenta-se como um retrato do aqui e agora russo, construindo a partir de uma fundamental atenção às contradições do comportamento humano.
+ conteúdos
-
Cinema
DIAMANTE BRUTO: o brilho enganador da fama
Margarida Vaz
28 Mar 2025
-
Cinema
MISERICÓRDIA: intimidade e solidão na França rural
Margarida Vaz
27 Mar 2025
-
Cinema
ON FALLING: a dor, o silêncio e o trabalho
tiago alves
26 Mar 2025
-
Cinema
Festa do Cinema Italiano anuncia programa da 18.ª edição
CINEMAX - RTP
25 Mar 2025
-
Curtas
Il Corto: AMINA e ANIMALIST
CINEMAX - RTP
25 Mar 2025
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
tiago alves
20 Mar 2025
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
AFP
19 Mar 2025
-
Curtas
A 25.ª Monstra no CINEMAX Curtas
CINEMAX - RTP
18 Mar 2025