Riley Keough — talento esbanjado em

17 Mai 2018 0:30

Tempos houve em que se alguém se atrevia a falar de meta-linguagem, eventualmente referindo o modo como determinado filme sabia des-construir as regras de algumas matrizes clássicas, esse alguém corria o risco de ser acusado de perigoso "intelectual"… Não estou a caricaturar, muito menos a exagerar.

Agora, a "des-construção" é uma moda como qualquer outra e chegou mesmo a um estado de monótona repetição e esvaziamento. Veja-se o medíocre "Under the Silver Lake", do americano David Robert Mitchell (que se tornou conhecido, em 2014, através do filme de terror "Vai Seguir-te"): dir-se-ia que se trata de conseguir uma variação de "Mulholland Dr." (2001), de David Lynch, como se fazer à Lynch fosse acumular "violência" e "imagens bizarras"…




O ponto de partida parece apontar para um misto de desencantado romanesco e ritmo policial em cenários de Los Angeles: um jovem contemplativo e com muitas dívidas (Andrew Garfield) tenta reencontrar a "aparição" de uma mulher (Riley Keough) na piscina do seu prédio de apartamentos… Mas para fazer um filme é preciso um pouco mais do que tratar cada situação como se fosse uma obrigatória derivação onírica (?) da anterior.
É pena que talentos tão especiais como Garfiel e Keough andem à deriva no meio do formalismo pretensioso do filme. Aliás, não apenas no elenco, mas também no departamento técnico (por exemplo, a direcção fotográfica de Mike Gioulakis), há contribuições de evidente competência — falta uma ideia de narrativa que seja também um gesto específico de cinema.
  • cinemaxeditor
  • 17 Mai 2018 0:30

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