12 Mai 2023 17:24
A 71.ª edição do Festival de Cinema de San Sebastian, que se realiza de 22 a 30 de Setembro nesta cidade do norte de Espanha, vai prestar homenagem ao actor espanhol Javier Bardem, que receberá um prémio especial, anunciaram os organizadores na sexta-feira.
O actor, que já ganhou um Óscar e um prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Cannes, "receberá a mais alta distinção" do festival "durante a gala de abertura na sexta-feira, 22 de Setembro", referiram em comunicado.
Javier Bardem, que esteve pela primeira vez no festival de San Sebastián há trinta anos para a apresentação do filme "Macho", verá também o seu rosto "no cartaz oficial" desta 71.ª edição, referiram.
Segundo os organizadores, será o sexto actor espanhol a receber este prémio honorário, depois de Antonio Banderas em 2008, Carmen Maura em 2013 e Penélope Cruz em 2019.
Nascido nas Ilhas Canárias em 1969, Javier Bardem é o actor espanhol mais premiado da sua geração e também um dos mais prolíficos, com mais de cinquenta filmes, especialmente em Hollywood.
Casado com Penélope Cruz desde 2010, ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário em 2008 por "Este País Não É Para Velhos" e o prémio de Melhor Actor em Cannes em 2010 por "Biutiful".
Numa entrevista à AFP, confidenciou em 2019 que "não recebe nenhum projecto" em Espanha, "porque as pessoas pensam sempre que vivo no estrangeiro, (…) o que nem é a verdade".
Regressou entretanto ao seu país com "O Bom Patrão", de Fernando León de Aranoa, que lhe valeu o prémio Goya de melhor actor em fevereiro de 2022.