11 Nov 2014 0:26
Afinal, de que falamos quando falamos de um concerto filmado? Uma das propostas da oitava edição do LEFFEST envolve duas entidades que talvez não imaginássemos envolvidas num projecto comum: "Duran Duran Unstaged" é um concerto da banda de Simon Le Bon registado por David Lynch (também representado no Estoril através da exposição de litografias "Here & Now", co-assinada com Jean-Michel Alberola).
A origem do filme está no projecto "Unstaged", promovido pela American Express: uma série de concertos filmados por diferentes realizadores, com a respectiva transmissão a ser efectuada via Internet, pelo YouTube. O primeiro destes eventos, a 5 de Agosto de 2010, teve os Arcade Fire como protagonistas e realização de Terry Gilliam — a 23 de Maio de 2011, Lynch filmou os Duran Duran, em Los Angeles, no palco do Mayan Theatre.
Segundo as palavras do próprio Lynch, a experiência passou pela criação de "camadas de imagens" capazes de envolver os Duran Duran em palco — segundo a sua sugestiva definição, tratou-se de gerar "um mundo de experimentação e, na melhor das hipóteses, alguns acidentes felizes". Tendo em conta que, de "Woodstock" (Michael Wadleigh, 1970) a "Stop Making Sense" (Jonathan Demme, 1984), são muitos os momentos históricos em que o cinema se fundiu com as sonoridades do pop rock, o mínimo que se pode dizer é que valerá a pena descobrir o cruzamento do olhar do autor de "Blue Velvet" com a banda que canta "Hungry Like the Wolf" — eis o trailer.